CPI da Assembléia vai ao Tribunal de Contas para apurar investimentos do Estado em Saúde
Em reunião realizada na Secretaria Estadual de Saúde, na manhã desta quarta-feira (24/10), os deputados da CPI dos Serviços Médico-Hospitalares da Assembléia Legislativa decidiram agendar uma visita ao Tribunal de Contas para apurar como é feita a análise dos investimentos do Estado em Saúde. A decisão foi tomada a partir da polêmica de que o Estado de São Paulo não tem investido o mínimo constitucional de 12% da arrecadação de impostos em Saúde.
Segundo o Secretário Luiz Roberto Barradas, o problema só será resolvido a partir da regulamentação da Emenda Constitucional (EC) nº 29, que permitirá uma definição do que são despesas com saúde. Sobre o financiamento de programas estaduais como o Viva Leite e o Água Limpa, Barradas afirmou que o grupo do Ministério da Saúde que acompanha as despesas, assim como o Tribunal de Contas do Estado entendem que são despesas de Saúde.
"Os dois projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional (que regulamentam a EC 29) dizem textualmente que o órgão encarregado de verificar o cumprimento ou não da EC 29 é o Tribunal de Contas dos Estados", afirmou Barradas. "E o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aprovou as contas de 2000, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005 como o Governo do Estado cumprindo a EC 29", completou.
Um outro ponto levantado durante a reunião e que deve ser averiguado pela CPI na visita ao Tribunal de Contas refere-se ao cálculo das receitas para a Saúde. A peça orçamentária enviada pelo Executivo à Assembléia Legislativa considera como receita da Educação os recursos repassados pelo Governo Federal referentes à desoneração de ICMS garantida pela Lei Kandir, porém, o mesmo não é garantido para a Saúde.
Um outro ponto que chamou a atenção dos membros da CPI refere-se aos Hospitais de Administração Direta e os administrados por Organizações Sociais (OSs). Segundo o Secretário os hospitais administrados por OSs têm um custo 10% menor que os de administração direta e uma produção de 20% a 25% maior. O fato é atribuído pelo Secretário à diferença da idade média dos trabalhadores que atendem às OSs e os servidores públicos que atendem os hospitais de administração direta. A situação também deve ser verificada in loco pelos membros da CPI.
Quanto à questão dos medicamentos, a CPI deverá elaborar uma proposta para criação de Câmaras Temáticas para analisar ações judiciais para financiamento de medicamentos de alto custo. A reunião contou com a participação do deputado Waldir Agnello (PTB), que é presidente da CPI, Hamilton Pereira (PT), que é relator, Raul Marcelo (PSol), Uebe Reseck (PMDB) e Marcos Martins (PT).
hpereira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações