Secretário apresenta medidas que facilitam a abertura de empresas
A Comissão de Relações do Trabalho recebeu nesta terça-feira, 7/12, o secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Pedro Rubez Jeha, para prestar contas sobre o desenvolvimento do Programa Estadual de Desburocratização (PED), criado para facilitar a abertura de empresas, combater a informalidade e diminuir os custos dos serviços públicos para o cidadão.
O secretário citou três itens que são primordiais para trazer para a formalidade os pequenos trabalhadores informais: qualidade, empregabilidade e empreendedorismo. No quesito qualidade, Rubez comentou a importância do PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional), que busca qualificar, prioritariamente, quem está desempregado e não concluiu o ensino fundamental. "A educação básica é primordial para o microempresário, pois esse cidadão é o primeiro a perder o emprego e o último a conseguir se recolocar no mercado", acentuou Rubez.
Emprega São Paulo e Banco do Povo
A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) disponibilizou um portal virtual, o Emprega São Paulo, que oferece serviço gratuito de intermediação entre quem procura um espaço no mercado e empregadores de diversos setores. Segundo o secretário, o sistema conta com mais de três milhões de currículos e estima-se que mais de 350 mil usuários tenham sido contratados.
Outra iniciativa da Secretaria, que tem incentivado o empreendedorismo, é a instalação do Banco do Povo, com 460 unidades presentes em 441 municípios do Estado. Rubez explicou que o banco oferece microcréditos aos trabalhadores com taxa de 0,7% de juros, e chamou atenção para o baixo número de inadimplência: 1,9%.
Abertura de empresas
De acordo com o secretário, a fase inicial para a abertura de empresas é simples. "O empreendedor recebe Número de Identificação no Registro de Empresas (Nire) e CNPJ no ato, sem precisar reconhecer firma. O entrave está no licenciamento. O tempo médio de entrega do licenciamento é de 120 dias, e esse longo prazo leva o trabalhador para a informalidade", explicou Rubez.
Com o intuito de desburocratizar o processo, a Sert criou também o portal virtual Poupatempo do Empreendedor, por onde o cidadão fará o pedido de licenciamento da empresa em criação. Por enquanto, o serviço está disponível apenas em cinco municípios, mas já conta com resultados expressivos, como a queda no tempo de espera pela documentação de 120 dias para cinco dias.
Estiveram presentes à reunião os deputados Alex Manente (PPS), presidente da comissão, Hamilton Pereira (PT), Olimpio Gomes (PDT), Roberto Morais (PPS) e Davi Zaia (PPS).
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações