Lançado na Assembléia livro sobre gestão de recursos hídricos e mineração
O deputado João Caramez (PSDB) foi o anfitrião do lançamento do livro "A Gestão dos Recursos Hídricos e a Mineração", na Assembléia Legislativa, no último dia 16/5. O livro é produzido em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibran) e a Agência Nacional de Águas (ANA).
Participaram da solenidade o presidente da ANA, José Machado, o presidente do Ibran, Paulo Camillo Vargas Penna, o coordenador do Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Tasso de Toledo Pinheiro, além de representantes de diversas empresas de mineração, entre outros.
A obra aborda, entre outros assuntos, como a atividade da mineração tem implementado ações que visam diminuir os impactos que a atividade provoca, especialmente no que se refere à poluição das águas.
Segundo Caramez - que coordena a Frente Parlamentar de Apoio à Mineração da Alesp -, a obra é muito importante porque ajuda a desmistificar a irreversibilidade do impacto ambiental, mostrando como algumas empresas tratam seus rejeitos e reutilizam a água.
"Conforme bem exposto no livro, a mineração é, provavelmente, dentre as principais usuárias de água no Brasil, a atividade que apresenta maiores peculiaridades. Por isso, seu desenvolvimento deve ser de forma sustentável, com implantação de tecnologias e ações que possibilitam a redução dos impactos causados no meio ambiente", afirmou o deputado.
O livro tem como organizadores Antônio Félix Domingues, Patrícia Helena Gambogi Boson e Suzana Alípaz e reúne trabalhos de mais de 40 profissionais das áreas de mineração e recursos hídricos. Soluções viabilizadas pelas empresas para reduzir o impacto da mineração sobre os recursos hídricos e a desmistificação de premissas equivocadas a respeito dos impactos da mineração sobre a água são apresentadas no trabalho.
jcaramez@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações