Administração Penitenciária fará avaliação sobre estrutura do presídio Danilo Pinheiro
Da assessoria do deputado Hamilton Pereira
Em audiência com o secretário estadual de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, membros da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sorocaba e o deputado Hamilton Pereira (PT) foram informados de que uma equipe de engenheiros da Secretaria estará no município, dentro de dez dias, para fazer um levantamento sobre a estrutura do prédio do presídio Danilo Pinheiro (P1), com atenção especial para a cozinha.
O secretário, que recebeu um relatório elaborado pela comissão, em que são apontadas inúmeras irregularidades no presídio, reconheceu que, a algum tempo, não visita a unidade e não imaginava que a situação estivesse "tão grave", admitindo a necessidade de reformas.
Quanto à proposta de desativação da unidade, o secretário a considerou inviável. "Só poderemos começar a desativar presídios no dia em que a sociedade encontrar uma solução para o problema da criminalidade", afirmou Furukawa. A troca da população carcerária também foi apontada por ele como desnecessária. "Isso é desnecessário, tendo em vista que há muito tempo não há fugas consumadas naquela unidade", explicou.
Perante a insistência dos membros da Comissão para que uma solução fosse apontada para os outros problemas do presídio, como a situação sanitária e de saúde dos detentos, o secretário citou, como melhor solução, a realização de um convênio entre o Estado e uma Organização Não Governamental (ONG) local, defendendo que a experiência já é desenvolvida com 23, das 130 penitenciárias do Estado. Os membros da Comissão assumiram o compromisso de debater dentro da OAB a proposta para a realização de um Convênio.
Já o deputado Hamilton sugeriu que o secretário venha até Sorocaba, para apresentar, na OAB, os resultados do levantamento das reformas e da disponibilidade orçamentária, além de explicar os trâmites para a realização e funcionamento do Convênio. "Achei muito boa a idéia de envolver a sociedade organizada nesse processo, principalmente, devido à eficiência que esse tipo de parceria costuma resultar", afirmou.
Julgamento de Benefícios
Um outro problema apontado durante a Audiência referiu-se à grande quantidade de benefícios que aguardam julgamento, fato que tem agravado o problema da superlotação nos presídios do Estado. Segundo Nagashi Frurukawa, há no Estado de São Paulo mais de 20 mil processos aguardando decisão da Justiça, enquanto o déficit de vagas no sistema prisional é de 25 mil.
Logo após a Audiência, o secretário seguiu para uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça, para propor um serviço de auxílio às Varas, através da criação de uma Vara Itinerante, com estrutura física, juiz e escrevente fornecidos pelo Tribunal, e o restante financiado pela Secretaria de Administração Penitenciária.
hpereira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações