Ciência, Tecnologia e Informação deve ouvir secretário de Desenvolvimento


08/06/2011 21:29

Compartilhar:

Parlamentares da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/ComCiencTecZED2190.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Vitor Sapienza, presidente da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/ComCiencTecZED2173.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/ComCiencTecZED2193.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/ComCiencTecZED2185.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, será convidado a participar de reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação da Assembleia. A iniciativa aprovada por unanimidade foi do presidente da comissão, Vitor Sapienza (PPS), que quer ouvir do secretário detalhes sobre os programas e projetos de sua pasta.

Fazendo um elogio ao PT por ter trazido recentemente à Casa três ministros do governo Dilma, Sapienza espera que a reunião com Paulo Alexandre Barbosa tenha o mesmo êxito alcançado pela audiência pública com Aloizio Mercadante, titular do Ministério da Ciência e Tecnologia, evento que também foi presidido pelo deputado.



Genéricos



Welson Gasparini (PSDB) pediu o comparecimento à comissão do futuro presidente da Fundação para o Remédio Popular (Furp), Moisés Goldbaum, anunciado em nota da Folha de S. Paulo desta quarta-feira, 8/6. O deputado quer informações sobre os motivos que levam os laboratórios particulares que fabricam medicamentos genéricos a utilizar, em 90% dos produtos, princípios ativos importados, principalmente da Índia, o que aumentaria o custo ao consumidor. Gasparini também relatou pesquisa que aponta diferença de até 300% no preço de alguns remédios disponíveis no mercado, e se disse preocupado com declaração de Goldbaum, que anunciou sua intenção de firmar contratos com a iniciativa privada em regime de parceria público-privada (PPP).

Apesar da ressalva de Hamilton Pereira (PT), de que o assunto estaria mais afeto à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, pois os direitos do consumidor seriam o foco da questão, o pedido foi considerado pelo presidente, que sugeriu a realização de reuniões conjuntas toda vez que haja temas relacionados a mais de uma comissão. Sapienza também destacou a necessidade de participação de um representante do Ministério da Saúde, para explicar detalhes técnicos sobre a legislação que regula a produção e comercialização de genéricos.



Participaram ainda da reunião os deputados Carlos Cezar (PSC), João Paulo Rillo (PT), Beto Trícoli (PV) e Célia Leão (PSDB). (FC)

alesp