Educação aprova quotas para alunos de escolas públicas nas universidades estaduais


05/12/2007 17:44

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Educação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM EDUCACAO GERAL 329MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Felício, presidente da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM EDUCACAO ROB FELICIO 321MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Educação reunida nesta quarta-feira, 5/12, no Plenário D. Pedro I, sob a presidência do deputado Roberto Felício (PT), aprovou, por quatro votos a três, o voto em separado da deputada Rita Passos (PV) favorável ao Projeto 194/2007, que institui quotas em favor dos alunos egressos da escola pública nas instituições de educação superior mantidas pelo Estado.

Foram aprovados os projetos de lei 568 e 674/2007, que autorizam o Poder Executivo a criar, respectivamente, uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Itapeva e uma Escola Técnica Estadual (Etec) em Lorena. A respeito do Centro Paula Souza, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) declarou que a instituição necessita de urgente ampliação, sugerindo que, no momento da votação do orçamento do Estado em Plenário, deveria haver votação nominal para a dotação de recursos para o Centro Paula Souza.

Apesar da informação do deputado Paulo Barbosa (PSDB) de que é prioridade do governo Serra a criação de mais 100 mil vagas nas escolas estaduais, Prandi insistiu que ainda é pouco, e perguntou: "Se o governador destinou para a área em 2008 sete milhões de reais a menos que em 2007, como pretende ampliar as vagas? É dever da Casa destinar verbas do orçamento para cobrir a demanda do ensino público".

Tendo em vista a publicação nos órgãos da imprensa dos péssimos resultados obtidos por São Paulo na recente avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) " instituição que aplica testes em amostra de adolescentes de diversos países para verificar como as escolas estão preparando os jovens para os desafios futuros, detectando até onde eles adquiriram conhecimento e desenvolveram habillidades " , foi aprovado pela comissão requerimento apresentado por Roberto Felício que propõe um debate com diversas autoridades do setor para discutir a qualidade do ensino no Estado.

alesp