Gabriela Ferreira: o país precisa investir mais em educação e segurança

29/08/2003 19:52

DA REDAÇÃO

Gabriela Ferreira, atualmente com 14 anos, é aluna da 8ª série na Escola Estadual Ulisses de Oliveira Valente, em Santa Bárbara d'Oeste.

Em 2001, ela participou da 3ª edição do Parlamento Jovem, pelo Partido do Emprego, quando apresentou um projeto de lei que regulamentava a profissão de catador de lixo.

A deputada jovem elogiou a maneira como o Parlamento Jovem se organiza, dizendo que a idéia acabou sendo encampada pela Câmara Municipal de Santa Bárbara. "Aqui, os alunos de cada escola são agrupados por bairro e montam projeto de lei que atenda a uma necessidade do bairro", afirmou.

Gabriela procura estar sempre engajada na vida da escola e da comunidade. Por dois anos foi tesoureira do Grêmio da escola, que realiza campanhas para arrecadar alimentos, agasalhos, brinquedos.

Participa ainda do movimento de jovens da Igreja católica local, com o qual faz visitas a asilos e à Casa da Criança. Além disso, dá aulas de flauta doce no sábado pela manhã, como voluntária, para crianças das escolas rurais do município.

Costuma assistir a telejornais com os avós, com quem mora e sempre lêem o jornal local pela manhã, quando conversam sobre temas ligados à vida da comunidade. A última conversa foi sobre a Campanha de Vacinação, que ela julga interessante porque dá oportunidade a todas as famílias de se prevenirem contra doenças. "Entretanto existem pais que se omitem e não levam as crianças aos postos", lamentou.

Quando tocamos no assunto política, a deputada jovem falou do que vem acontecendo em sua cidade: "Os vereadores estão sofrendo ameaças. Todo mundo rotula o político de ladrão, mas, com certeza, há muitas pessoas boas nesse meio. É preciso ser muito ponderado para ser um político", opina. E acrescenta: "É necessário pensar muito antes de entrar na política".

Está sempre lendo reportagens de jornais pela Internet, citando como exemplo o Estadão. Gosta também das revistas Veja e Galileu, devido aos temas científicos que são discutidos.

Acompanhando sempre as notícias sobre o país e Estado, dispara: "Não podemos esperar milagres do governo. Há muito pouco tempo que o presidente está lá. Não dá para mudar tudo de uma hora para outra".

Indagada sobre os problemas de sua cidade, Gabriela diz que são os mesmos do país: desemprego, crianças de rua, aumento da violência. E aconselha: "É necessário mais investimento em educação e segurança para melhorar a situação do Brasil".

Quanto à sua experiência enquanto deputada jovem, Gabriela achou que foi muito interessante. "No Parlamento Jovem conhecemos várias pessoas, ficamos sabendo o que acontece em outras cidades. As pessoas elogiam ter sido escolhida, dentre tantos outros projetos inscritos", comenta. E acrescenta: "Temos que aproveitar todas as oportunidades que a vida oferece. O que era uma idéia boba, escrita num pedaço de papel, que ninguém levava muito a sério, acabou virando um projeto. As pessoas começam a dar mais valor às coisas que você faz".

Participe

A 5ª edição do Parlamento Jovem Paulista, que neste ano vai receber alunos do Ensino Médio, acontece na Assembléia Legislativa no dia 14 de novembro de 2003. As inscrições estão abertas até 29 de setembro próximo. Mais informações no site da Assembléia: www.al.sp.gov.br, no ícone Parlamento Jovem.