Transporte no Tietê poderá favorecer oeste da Grande São Paulo

28/08/2003 16:02

Da assessoria do deputado João Caramez

A indicação do deputado João Caramez (PSDB) solicitando ao governador, em caráter de urgência, estudos técnicos que visam a implementação de infraestrutura para o transporte hidroviário no Rio Tietê acaba de ser incluída no Plano Estratégico Hidroviário, que está em contratação no Departamento Hidroviário da Secretaria Estadual dos Transportes.

A informação foi fornecida pelo diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria, Oswaldo Rossetto Jr., que, em relatório enviado ao deputado, esclarece que o transporte hidroviário, no trecho entre a Barragem Edgard de Souza, em Santana de Parnaíba, e a barragem da Penha, poderá contribuir para o descongestionamento da matriz de transporte na região, aliviando parte da pressão de demanda sobre as modalidades rodoviária, ferroviária e metroviária.

O diretor salienta ainda que os rios são espaços públicos, de certo modo disponíveis, e, portanto, não deveria haver grandes dispêndios de recursos públicos com desapropriações, comuns às intervenções urbanas para implantação de outros sistemas de transportes.

Enfatizou que na região o rio se encontra "encaixado" no conjunto de infraestrutura de transporte. Com alguns mecanismos de intermodalidade, poderão ser produzidas alternativas de conexão e interação entre o hidroviário e demais sistemas de transporte lá existentes.

A indicação do deputado obteve parecer favorável da Secretaria e o estudo para a viabilizar o projeto foi incluído no Termo de Referência do Plano Estratégico Hidroviário, sob o título "Análise Preliminar de Viabilidade de Transporte de Passageiros e Cargas na Hidrovia Metropolitana".

Para o deputado, a iniciativa da Secretaria demonstra a disposição do governador Geraldo Alckmin de melhorar o transporte metropolitano que atende grande parte da população de São Paulo.

"Nós estamos trabalhando para que o projeto seja concluído e a hidrovia implantada em breve. Tenho certeza que o Rio Tietê a grande alternativa para o transporte", declarou Caramez.

jcaramez@al.sp.gov.br