Deputada inspeciona obras do Corredor Noroeste na RMC

10/12/2007 17:47

A deputada Ana Perugini (PT) inspecionou nesta segunda-feira,10/12, as obras do Corredor Metropolitano Noroeste, na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O projeto prevê a criação de um novo eixo de desenvolvimento regional, com a construção de sistemas de transporte coletivo e bilhetagem eletrônica para uma população de 1,8 milhão de habitantes. A inspeção foi feita a convite do secretário-adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, e do presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), José Ignácio Sequeira de Almeida. Ana Perugini integra a Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia Legislativa.

Com uma extensão de 37 quilômetros de traçado, o Corredor Metropolitano terá uma pista exclusiva para ônibus mais duas faixas para trânsito, desde a área central de Americana até o centro de Campinas, passando por Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia, além das interligações com Santa Bárbara d"Oeste e Monte Mor.

Perugini salientou a importância da obra para a RMC, tendo em vista o objetivo que se pretende alcançar. "Na RMC, as cidades interdependem umas das outras e o Corredor Noroeste terá um papel importante para potenciar o crescimento da região", analisou a deputada.

A deputada ressaltou, ainda, a cooperação e parcerias das prefeituras da RMC para o andamento das obras. "Em Hortolândia, por exemplo, a prefeitura tem cooperado de todas as formas para que não ocorra nenhuma interrupção".

Segundo informações da EMTU, as vias expressas terão faixas exclusivas para ônibus, ciclovias, sinalização e iluminação. Os terminais metropolitanos serão equipados com postos de informação, área para comércio e serviços, telefones públicos e sanitários, entre outros. Por meios de painéis e comunicação sonora, os usuários serão informados sobre as linhas de ônibus com horários e destino.

Na primeira etapa, prevista para o primeiro semestre de 2008, o Corredor ligará Campinas, Hortolândia e Sumaré. Na segunda fase, serão integrados ao sistema Nova Odessa, Americana, Monte Mor e Santa Bárbara d´Oeste. A estimativa é de que cerca de 3,8 milhões pessoas utilizem o sistema de transporte integrado ao Corredor Noroeste.

aperugini@al.sp.gov.br