Escola de música de Franca terá assessoria da Ufscar


14/09/2007 12:06

Compartilhar:

Deputado Roberto Engler e Cláudia Toni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ENGLER UFSCAR.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A instalação do Conservatório de Franca, confirmada pela assessora musical da Secretaria da Cultura, Cláudia Toni, em agosto, contará com apoio de professores do curso de licenciatura em música da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Sob supervisão da secretaria, os docentes de São Carlos auxiliarão a comissão formada para implantar a escola de música.

A parceria é promissora, segundo o deputado Roberto Engler (PSDB), idealizador do Conservatório de Franca. "Conhecemos muito bem o potencial de educação da Ufscar em todas as áreas e isso só aumenta a certeza de que a escola de música de Franca nascerá com qualidade", disse Engler.

A contribuição dos docentes da Ufscar acontecerá ao longo de todo o processo da implantação do conservatório. "Já fundei várias orquestras comunitárias e atualmente sou coordenadora e regente de três. A intenção é ajudar na discussão da função da educação musical na comunidade, na formação de grupos instrumentais e vocais para a manutenção da aprendizagem musical. É claro que no meio disso estão as discussões mais simples sobre currículo, repertório, avaliação", explicou Ilza Zenker, uma das professoras do curso de música da universidade que fará parte do projeto.

O conservatório contará com professores da cidade e servirá como referência musical para a região nordeste do Estado. O projeto inicial era construir uma extensão do Conservatório de Tatuí, referência na América Latina. No entanto, em visita a Franca no mês passado, Cláudia Toni avaliou que a cidade tem condições para abrigar um modelo próprio de escola de música e ainda servir de referência para outros municípios paulistas. Cerca de R$ 250 mil já foram investidos na compra de um lote de instrumentos para a unidade. Alguns cursos podem começar a funcionar já em 2008.



rengler@al.sp.gov.br

alesp