Assembléia Legislativa recebe plano emergencial de obras

22/08/2003 18:36

Os deputados Arnaldo Jardim (esq.), o presidente do Legislativo, Sidney Beraldo e Célia Leão recebem o documento no gabinete da Presidência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Secovi22ago03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da Assessoria

Por iniciativa do deputado Arnaldo Jardim (PPS), que coordena a Frente Parlamentar pela Habitação, o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Sidney Beraldo (PSDB), recebeu, em 21/8, um plano emergencial de obras denominado "Agenda Positiva de Desenvolvimento", elaborado por empresários da construção civil.

Compareceram para prestigiar o ato de entrega do documento representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon), da Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (APEOP) e do Sindicato das Empresas de Compra,Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secovi),além da deputada Célia Leão (PSDB).

O plano apresenta propostas de ações de curto prazo para as áreas de habitação e infra-estrutura. Prevê, entre outros itens, a construção de mais de 26 mil moradias, a retomada de obras paralisadas, em razão da suspensão de recursos, e avalia que o setor pode gerar mais de 200 mil empregos.

O presidente da APEOP, Arlindo Moura, disse que é cada vez mais importante a relação de parceria para alocar recursos da iniciativa privada. "Nenhum plano governamental se viabiliza sem parceria e este é o momento de alavancar o desenvolvimento no Estado. Para isso, a interlocução com a Assembléia é fundamental."

O presidente Sidney Beraldo declarou que o desenvolvimento de São Paulo tem sido uma das grandes preocupações da Assembléia, que realizará em breve fóruns regionais sobre o assunto. "Vamos identificar os setores que têm impedido o progresso no Estado."Segundo ele, é durante as crises que as fraquezas são expostas e surgem as soluções. "Há 20 anos o Estado tinha capacidade de financiamento e superávit para investir. Hoje a realidade é diferente, e o Poder Público não tem como atender todas as demandas", afirmou.

O deputado Arnaldo Jardim comunicou que está preparando, junto com a deputada Célia Leão, uma audiência pública sobre habitação. O debate contará com a participação dos secretários da Habitação do Estado, Barjas Negri, e do Município, Paulo Teixeira. Deverá ocorrer no dia 4 de setembro, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa.