Construção do Hospital da Criança em Rio Preto

04/09/2007 10:33

Valdomiro Lopes (dir.) momentos antes da assinatura do convênio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/VALDOMIRO LOPES CONVENIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Valdomiro Lopes (PSB) participou na sexta-feira, 31/8, da solenidade de assinatura de convênio pelo governador José Serra e pelo representante do Hospital de Base de Rio Preto, para início da construção do Hospital da Criança. A obra vai custar cerca de R$ 30 milhões, começa a ser construída em 30 dias e ficará pronta em dois anos. Essa será a maior unidade do país totalmente direcionada a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O último hospital voltado à pediatria construído pelo Estado foi o Hospital Infantil Cândido Fontoura, inaugurado em setembro de 1958. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, atualmente a maior unidade de saúde destinada às crianças é o Hospital Pequeno Príncipe, no Paraná. Lá estão disponibilizados 224 leitos para o SUS.

O Hospital da Criança de São José do Rio Preto terá 15,8 mil metros quadrados. Será composto por um edifício de dez andares e um anexo com outros dois pavimentos. A unidade, que terá 255 leitos, será referência no atendimento infantil para 101 dos 645 municípios paulistas. Desse total 87 serão destinados à Unidade de Terapia Intensiva neonatal e pediátrica. Os demais leitos serão destinados para internação (120), maternidade e gestação de alto risco (31) e berçário com (17).

Participaram da solenidade de assinatura o secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes, autoridades de São José do Rio Preto, prefeitos e vereadores. Valdomiro Lopes agradeceu ao governador pela concretização do projeto, uma antiga reivindicação dos rio-pretenses. "Investir em saúde é investir em qualidade de vida para a população. Muito obrigado ao governador Serra", resumiu Valdomiro Lopes.

vlopes@al.sp.gov.br