Ministra debate incentivo às estâncias turísticas paulistas

27/08/2007 16:23

O 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), esteve na reunião entre a ministra do Turismo, Marta Suplicy, e prefeitos das cidades turísticas do Estado. A reunião foi organizada pela Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) para debater o fomento do turismo nestas localidades. De acordo com o deputado, a ministra recebeu das mãos do presidente da Aprecesp e prefeito de Caconde, Antônio Carlos Faria (o Fordinho), o Plano Conjunto de Promoção das Estâncias e uma lista de solicitações dessas cidades.

Marta Suplicy, por sua vez, informou que das 23 escolas profissionalizantes que o Ministério do Turismo pretende instalar no Brasil três possivelmente serão em estâncias turísticas paulistas. Ela se colocou à disposição para atuar junto às agências de viagens com vistas a divulgar as atrações das 67 estâncias do Estado. A ministra também admitiu a possibilidade de instalar a sede da Aprecesp em um prédio da capital, atendendo solicitação do presidente da entidade.

A ministra lembrou que em 2006 o Ministério do Turismo conseguiu aprovação de 99% das emendas dos parlamentares e que nesta quarta-feira, 29/8, se reunirá com a bancada paulista em Brasília para tratar do assunto. Sobre o programa Viaja Mais " Melhor Idade, que vai beneficiar os aposentados, ela informou que o país tem 16 milhões de aposentados, dos quais 8 milhões ganham mais de um salário mínimo.

Segundo a ministra, esse público tem perfil para o programa, pois pode pagar uma viagem em seis a dez parcelas mensais. Os pacotes rodoviários sairão por R$ 400 reais, os aéreos R$ 700 e serão realizados fora de temporada. Para esta iniciativa foram capacitadas mais de mil agências. Por enquanto, apenas as estâncias de Socorro, Lindóia e Campos do Jordão entraram na rota dos pacotes.

A maioria dos prefeitos aproveitou para protocolar projetos com os assessores Roberto Garibe e Beth Sahão. Os professores do Conservatório Municipal da Estância Turística de Salto, Gilmar de Campos (flauta), Célia Tettrel (violão) e Roberto Sanches (violino) interpretaram o Hino Nacional Brasileiro. A ministra foi presenteada com duas cestas gigantes, contendo produtos típicos das estâncias paulistas.

O Secretário de Turismo de Itu, Carlos Boarini, foi o mestre-de-cerimônias. Cinqüenta e cinco estâncias compareceram ao evento realizado no último dia 20/8, no Hotel Jaraguá, na capital. Entre os deputados presentes estavam Rita Passos (PV), Luciano Batista (PSB), José Cândido, Vanderlei Siraque, Antonio Mentor, Maria Lúcia Prandi, Carlinhos de Almeida e o federal Jilmar Tatto, todos do PT.

dpbraga@al.sp.gov.br