Assembléia realiza evento antitabagismo
Foram realizadas nesta terça-feira, 30/9, na Assembléia Legislativa, as atividades do dia universitário antitabagismo. O evento contou com o apoio do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e foi organizado pela professora Elizabeth Feres.
A data comemorativa foi criada pela Lei 12.897, de 8/4/2008, que fixou 30 de setembro como o dia universitário antitabagismo. "A idéia é fazer com que o cidadão se conscientize de que ao fumar em locais fechados, ele não respeita o direito de outro de ter um ar saudável", disse Elizabeth Feres, representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Para Elizabeth, uma próxima conquista será a aprovação do Projeto de Lei 577/08 que proíbe o fumo em locais fechados. "Nossa luta é para que existam ambientes livres do tabaco, pois todos sofrem com os efeitos do produto, inclusive quem não fuma", disse.
O presidente da Associação de Defesa da Saúde dos Fumantes, Mário Albanese, comentou que é muito importante a implantação do PL 577/08, pois a qualidade do ar é fundamental para a saúde das pessoas. "Para se ter uma idéia, três cigarros poluem mais que um motor movido a diesel", comentou.
A participação dos jovens nesse processo de luta contra o cigarro é, segundo o diretor da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade São Judas, Mario Natal, de extrema importância, porque ao terem contato com o cigarro provavelmente terão, por curiosidade, com a maconha e outras drogas.
Outro problema levantado pela professora Mirtis Luciane, da PUC-Campinas, é que a dependência do cigarro leva os alunos a sairem mais cedo da sala de aula para fumar, o que prejudica o rendimento escolar.
Para reforçar ainda mais a idéia da prevenção e dos malefícios do fumo, o professor Mario Albanese proferiu palestra sobre a questão legal do tabaco, explicando quais os direitos e deveres dos cidadãos quanto ao tema.
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações