Unidade móvel para deficientes físicos em Suzano
Os suzanenses portadores de necessidades especiais poderão contar em breve com o atendimento de uma moderna unidade móvel de Reabilitação do Instituto Rede Lucy Montoro. Inédita no país, a unidade móvel foi inaugurada no dia 19/1 e vai percorrer os municípios do interior do Estado para fazer avaliações médicas e fornecer órteses, próteses e cadeiras de rodas, entre outros equipamentos e serviços.
A solenidade, realizada na sede da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, contou com a presença do governador José Serra, dos secretarios estaduais Linamara Rizzo Battistella (Direito da Pessoa com Deficiência) e Luiz Roberto Barradas Barata (Saúde), do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e do deputado Estevam Galvão (DEM), que aproveitou a oportunidade para pedir ao governador que, já nesta primeira fase, a unidade móvel chegue até Suzano.
O serviço será estendido até Suzano já nesta primeira viagem, anunciou a secretária durante o evento. "A unidade móvel seguirá ainda hoje para Taubaté, atendendo a região do Vale do Paraíba. A pedido do deputado Estevam, vamos estender o trajeto e finalizar o trabalho em Suzano", afirmou Linamara.
A unidade móvel é um caminhão de 15 metros de comprimento por 2,60 metros de largura e pesa 20 toneladas. Possui consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica com salas de prova, de máquinas e de gesso. Dois médicos fisiatras, dois técnicos de órtese e prótese, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional e um enfermeiro farão o atendimento.
O serviço integra a Rede de Reabilitação Instituto Lucy Montoro. A rede, que contará com investimentos de R$ 52 milhões, será composta por, no mínimo, seis unidades fixas em diversas regiões do Estado. A proposta é oferecer condições à pessoa com deficiência física de ser efetivamente inserida na sociedade, a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.
egalvao@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações