Conselho de Defesa de Prerrogativas Parlamentares recebe representantes do Voto Consciente
O Conselho de Defesa de Prerrogativas Parlamentares recebeu nesta quinta-feira, 17/9, representantes da ONG Voto Consciente. A convite do conselho, as voluntárias, sob a coordenação de Rosângela Giembinsky, participaram de reunião no Salão Nobre da Presidência em que os parlamentares membros do conselho fizeram uma exposição da finalidade daquele órgão técnico que é implementar ações que valorizem o Parlamento paulista. Outro assunto debatido foi a rotina do trabalho parlamentar, segundo os deputados, nem sempre atraente aos olhos da mídia.
As voluntárias, por sua vez, relataram o trabalho desenvolvido pela ONG, que conta hoje com cerca de cem integrantes e acompanha e avalia o desempenho de vereadores e de deputados com a finalidade de conscientizar o cidadão para a importância do voto e exercício de sua cidadania e também cobrar dos representantes políticos o compromisso com as causas públicas, atuando junto aos legisladores no direcionamento das políticas, elaboração de leis e atuação nos governos locais. As representantes elogiaram o Portal da Assembleia www.al.sp.gov.br que consideram uma ferramenta eficiente quanto à transparência das ações dos parlamentares e da instituição.
O presidente do conselho, deputado Campos Machado (PTB), propôs uma colaboração da ONG com o CDPP com a apresentação de sugestões que possam aperfeiçoar os trabalhos legislativos. "Trata-se de um estreitamento muito importante que pode reverter-se em atitudes que beneficiem o Parlamento paulista", disse ao avaliar o encontro.
O conselho foi implantado pela Assembleia em 2008 e já obteve resultados concretos de seu trabalho, com a apresentação e aprovação de Proposta de Emenda Constitucional que determina a vinda dos secretários de Estado à Assembleia a cada seis meses para prestar contas das políticas públicas de suas pastas à comissão pertinente. Outra PEC, de iniciativa do CDPP, aprovada altera a redação do § 9º do artigo 14 da Constituição Estadual, que dispõe sobre o livre acesso dos deputados às repartições públicas, a fim de resgatar as prerrogativas do Parlamento paulista no que concerne à fiscalização do Poder Executivo, uma das funções dos deputados assegurada constitucionalmente. Também iniciativa do CDPP o programa Banco de Projetos, aprovado pelos deputados e em fase de implantação, permitirá a contribuição de cidadãos e de entidades da sociedade civil organizada para a elaboração de projetos a serem examinados pela Casa.
Além de Campos Machado, participaram da reunião os deputados Jonas Donizette (PSB), Uebe Rezeck (PMDB), Fernando Capez (PSDB), Rui Falcão e Vicente Candido, ambos do PT, Antonio Salim Curiati (PP) e Davi Zaia (PPS).
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações