Itapeva espera por melhorias na malha viária de toda a região
Também falta saneamento básico no sudoeste paulista
A Câmara de Itapeva recebeu nesta sexta-feira, 21/10, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) para uma audiência pública com o objetivo de debater o Orçamento 2012 e ouvir as sugestões dos cidadãos desta região para investimentos orçamentários. Além do presidente Luiz Cláudio Marcolino (PT), também compuseram a mesa os deputados Ulysses Tassinari (PV), autor do pedido da audiência, e Hamilton Pereira (PT), além do presidente da Câmara Paulo de La Rua e o prefeito Luiz Cavani, ambos de Itapeva. Muitos populares se pronunciaram e boa parte reivindicou melhorias nas estradas da região, que de uma forma geral precisa também de investimentos em saneamento básico.
Representante da região no Parlamento paulista, Tassinari disse que é fundamental a Assembleia vir até as cidades para ouvir seus moradores. Ele espera que esta audiência tenha resultados positivos. Hamilton, que também representa o Sudoeste paulista na Assembleia, afirmou que é uma oportunidade ímpar para a população se dirigir diretamente ao Legislativo e apresentar suas demandas.
Manifestações
Tales Henrique, professor do Centro Paula Souza, pleiteou recursos para Etec de Itapeva a serem aplicados em infraestrutura e no transporte para visitas técnicas.
De Apiaí, João Siqueira solicitou o aumento do repasse para o Ambulatório Médico de Especialidades de Itapeva, mais cadeiras de rodas para Aidef, associação que atende portadores de deficiência em Itararé, e cobertura para quadras de escolas.
Para Itararé foram pedidas a duplicação da SP-258 e a pavimentação de ruas da cidade. Enquanto que, para Barra do Chapeú, o pleito é de pavimentação de vicinais e infraestrutura para feiras tecnológicas.
Os municípios de Barra do Chapéu e de Bom Sucesso do Itararé não têm acesso a Itapeva por estrada pavimentada, a região não tem compensação financeira pelas plantações de eucalipto e há necessidade de mais uma unidade da Etec. O representante do Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo (Condersul), Paulo Tarzan, pediu providências para solucionar esses problemas.
Foram reivindicados ainda recursos para o atendimento de saúde, principalmente na Santa Casa de Itapeva, e maior aporte do Estado na malha ferroviária voltada a passageiros.
O presidente da Câmara priorizou como pedidos a recuperação da SP-249, que corta a região até a divisa do Paraná, e atendimento oncológico em Itapeva.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações