Deputado garante recursos para UTI de Suzano

18/12/2007 12:13

Da assessoria do deputado Estevam Galvão

Após quase cinco anos sem prestar atendimento, a UTI da Santa Casa de Suzano foi reaberta na manhã desta segunda-feira, 17/12, graças ao envio de R$ 1,5 milhão do governo do Estado, pleiteado pelo líder do Democratas na Assembléia, deputado Estevam Galvão. Participaram da solenidade o vice-governador do Estado, Alberto Goldman, e o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, além de prefeitos municipais, deputados e vereadores do Alto Tietê.

Ao fazer uso da palavra, o vice-governador lembrou do empenho do deputado Estevam em liberar recursos para garantir o retorno do atendimento à população. "A UTI será reaberta hoje com nove leitos, sendo um de isolamento e quatro públicos. O governador José Serra vem se dedicando de forma especial à área da saúde. Em 1999, então ministro da Saúde, Serra inaugurou esta UTI. Hoje, voltamos aqui, graças ao trabalho do deputado Estevam junto ao governo, para reabrir a unidade, que atenderá toda a população", afirmou Goldman.

Estevam afirmou que é preciso a união das autoridades para que cada vez mais benefícios sejam levados a Suzano e região. "Precisamos nos unir, eu como deputado, o Governo do Estado e até a Prefeitura Municipal, para que a população saia sempre ganhando", disse.

Já à tarde, durante os trabalhos na Assembléia Legislativa, Estevam falou sobre o assunto: "Hoje, com grande prazer, reabrimos em Suzano a UTI da Santa Casa. O espaço, que foi inaugurado em 1999, com a presença do então ministro José Serra, é muito útil, principalmente para as pessoas menos favorecidas e que não têm condições de pagar por uma internação particular".

O deputado garantiu ainda que a UTI de Suzano permanecerá funcionando e prestando serviços de qualidade para a população. "A tabela SUS (que financia os leitos públicos da UTI da Santa Casa) é muito aquém do necessário. Se a Santa Casa não tiver ajuda, é impossível manter a unidade em funcionamento. Em Suzano, a UTI, com nove leitos, foi projetada pela Unicamp, mas acabou sendo desativada e hoje conseguimos reabrir. Os recursos para a sua manutenção também estão garantidos", reforçou o líder do Democratas.

Mais emprenho

O deputado utilizou a tribuna na Assembléia para parabenizar o petista Ricardo Berzoini pela vitória na presidência do partido. Elogiou também o outro candidato ao cargo, Jilmar Tatto, "pelo seu trabalho, coragem e luta".

Estevam cobrou ainda dos deputados mais empenho na votação dos projetos que tramitam na Casa. "Não consigo entender a ausência dos deputados na Assembléia, em especial nas votações. Acho inadmissível que isso aconteça. É nosso dever e obrigação estar aqui nas sessões ordinárias, extraordinárias e quando convocadas novas sessões. Quando saímos às ruas, na época de campanha, e pedimos votos à população, damos nosso voto de confiança de que iremos representá-los", declarou. "Estamos no final do ano, temos muitos projetos para serem votados ainda, alguns que dão as condições de governabilidade, além do Orçamento para 2008. Mas tenho certeza que essa ausência não vai mais acontecer, vamos achar um caminho para cumprir nossa promessa perante a população", completou.

egalvao@al.sp.gov.br