Secretário Grael diz em reunião de Comissão que faltam recursos

26/08/2003 21:40

Lars Grael, secretário de Juventude, Esporte e Lazer é recebido pelo presidente Beraldo e deputados da Comissão de Esportes e Turismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Pres e Grael 26ago03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, iniciou a explanação sobre as atividades de sua Pasta, destacando a falta de recursos da Secretaria. Sua participação aconteceu em reunião da Comissão de Esportes e Turismo, realizada nesta terça-feira, 26/8, sob a presidência do deputado Marquinho Tortorello (PPS). "Temos registrado 88 milhões de reais em pedidos de infra-estrutura e 51 milhões de reais em orçamento, número inferior ao da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Paulo."

Entretanto, Grael disse que seu objetivo não era reclamar, mas propor soluções, como, por exemplo, a efetivação de parcerias. "O esporte chega ao cidadão como uma forma de combate à violência, uma vez que proporciona lazer aos jovens. Exemplo disso é o programa desenvolvido pela prefeitura de São Caetano que investe em seus jovens e teve reduzido os índices de criminalidade."

Grael lembrou que sua Pasta tem alguns programas agregados à ciência e tecnologia e outros voltados a deficientes físicos. "Também queremos diagnosticar os conjuntos esportivos do Estado, pois sabemos que a maioria está deteriorada e nossa prioridade é investir em reformas e construir apenas em localidades que não possuem qualquer espaço desse gênero."

O secretário citou as parcerias que a Secretaria implementou com a Unilever, para a cobertura de quadras, e com a BMF, para a reestruturação do estádio Ícaro Mello (Ibirapuera).

Respondendo aos deputados

"A restrição orçamentária ao esporte é uma tendência nacional. Ao menos temos uma dotação maior que a do Ministério", respondeu Grael a questionamento do deputado Enio Tatto (PT). O secretário disse que é preciso inverter a ordem e mostrar que o esporte tem que constar na agenda de um governo sério. "Quanto à conversão do Carandiru no Parque da Juventude, a licitação está suspensa, mas parte das obras foram realizadas com orçamento próprio e entregaremos à população no próximo dia 14/9 parte do complexo esportivo", disse Grael.

Sobre outra pergunta de Tatto, o secretário afirmou que existe sim mercantilismo nos Jogos Abertos do Interior e para minimizar o problema foram instituídas oito ouvidorias. "Pretendemos mudar o regulamento, para contar com a participação de federações esportivas que se comprometam em atestar a origem dos atletas, de forma a coibir a importação de esportistas de outro Estado", disse Grael, apontando que outra proposta é a realização dos jogos no mesmo período em cada Estado. "A coincidência impediria que atletas de fora competissem em São Paulo."

As obras do centro esportivo da Raposo Tavares, segundo Grael, terão a licitação retomada na próxima terça-feira.

Para o deputado Rogério Nogueira (PDT), o secretário informou que há meios de se investir no esporte com parte de verbas excedentes da educação. "É o caso de Sertãozinho, onde os terrenos destinados à construção de espaços esportivos foram incorporados a escolas municipais e, portanto, implementados com recursos da educação, porém também utilizados por alunos dessas escolas."

Grael concluiu sua apresentação, concordando com o deputado Turco Loco (PSDB) no que diz respeito à participação dos atletas nos setores públicos. "A gestão do esporte tem que ser feita por alguém comprometido com a prática."