Através do jogo e do sonho, Martha Urupúkina simula a dualidade do ser humano

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
07/05/2007 17:30

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Museu Martha obra costas.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Martha Urupúkina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Museu Martha.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Materialização<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Museu Martha obra frente.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O mundo da escultura atual volta-se a utilização do volume e da massa, mas de um modo diferente, de um modo que inclui figuração e ornamentação, jogo e sonho, agressão e defesa.

Retornando ao mundo essencial das emoções e dos instintos humanos, assim é a obra de Martha Urupúkina, onde o elemento renovador está na dualidade dos materiais utilizados, na dinâmica e na modificação das formas.

Aliando o elemento emoção juntamente com a vontade de surpreender, sua obra mostra originalidade de combinações, materiais e formas. Trata-se de uma crítica à vida de nossos dias.

Com um sentido extremamente emocional da realidade, a artista utiliza a figura para sugerir e produzir na massa um ritmo livre e surpreendente.

Sua escultura depende muito da sensibilidade táctil do expectador, pois técnica e emotivamente o sentido de tocar encontra nas obras de Martha Urupúkina um ampliado campo de ação.

Realizada em bronze polido e resina transparente, a obra Materialização, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, apresenta-se rica de mistérios existenciais e constitui uma harmoniosa dualidade do ser humano.



A artista

Martha Urupúkina nasceu em Niterói (RJ), em 1956. Autodidata, iniciou suas atividades na escultura em 1992, realizando sua primeira grande exposição em 1996.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, destacando-se entre elas: Galleria d"Arte Il Fiorino, Sardenha, Itália; Frame & Art Place Gallery, Miami, EUA; Elmi Galeria, São Paulo; Galeria Gourmet, Rio de Janeiro; Museu Brasileiro de Escultura, São Paulo; Galeria de Arte Le Soleil, Rio de Janeiro; Museu do Ingá, Niterói; "Duas Manifestações Artísticas", Macaé, RJ; Espaço Cultural Honda Hayasa, Niterói; Espaço Cultural do New York City Center, Rio de Janeiro; Espaço Cultural Petrobrás, Macaé; Arte = Sentimento, São Paulo; "Canada Art Show", Ontário, Canadá; "Show de Artes Hamburgo, Alemanha; Artexpo New York, EUA (2002); Casa da Fazenda do Morumbi, São Paulo; I Salão de Artes Plásticas CREA, Rio de Janeiro; Espaço 48: I Mostra de Design em Emissora de Televisão, São Paulo; e Conrad Resort & Casino, Punta del Este, Uruguay (2003).

Foi selecionada e incluida nas publicações: revista Consulte Arte & Decoração; edição nº 30, Ano XII, do livro Arte Carioca, de Celso Bastos, Editora Speed Graphic; Dizionario Enciclopedico Internazionale d"Arte Moderna e Contemporanea: Casa Editrice Alba, Itália; anuário Arte & Artistas, vol. III, Casa do Restaurador, São Paulo.

Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no exterior, no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e no Museu de Arte do Esporte Olímpico.

alesp