CPI das ferrovias aprova requerimentos
Nesta terça-feira, 15/12, a CPI constituída para apurar a atual situação do sistema ferroviário do Estado, presidida pelo deputado Vinícius Camarinha (PSB), reuniu-se para apreciar cinco requerimentos.
De autoria do deputado Mauro Bragato (PSDB), foram aprovados três requerimentos, o primeiro solicitando ao procurador-chefe da Assembleia a designação dos procuradores José Roberto Caglia e Jorge Luiz Galli para prestarem auxílio integral na elaboração do relatório da CPI. Os outros dois requerimentos convocam para prestar declarações, em data a ser marcada, Adonay Grassi, das empresas Ferros e Metais Retiro (FMR) e Manutenção e Recuperação Ferroviária S/A, com o objetivo de prestar informações sobre o sucateamento praticado em detrimento dos bens da extinta Rede Ferroviária Federal S/A " Malha Paulista e outros trechos concessionados; e Miguel Roberto Ruggiero, chefe regional da Ursap, representando a Inventariança da extinta Rede Ferroviária Federal S/A, com o objetivo de prestar informações sobre a dilapidação do patrimônio da malha ferroviária paulista.
De autoria do deputado Vinícius Camarinha, foram aprovados dois requerimentos: um convidando Nivaldo Germano, representante da Controladoria Geral da União, para apresentar documentos e informar sobre os bens imóveis e móveis pertencentes à União que compõem a malha ferroviária do Estado de São Paulo; e o outro convocando Bernardo Hees, presidente da América Latina Logística (ALL) para prestar informações sobre o tema da CPI.
Agenda para 2010
O presidente anunciou a agenda da CPI para o próximo mês de fevereiro. Dia 9/2, está prevista a presença do representante da Controladoria Geral da União; dia 11/2, serão ouvidos proprietários de ferros-velhos que adquiriram materiais rodantes ferroviários; e dia 23/2, a intenção é realizar diligências nestes ferros-velhos, para posterior oitiva do presidente da América Latina Logística (ALL).
Segundo Camarinha, "este ano foi muito produtivo para a CPI, tivemos a oportunidade de apurar fatos e tentar resgatar esse meio de transporte que está esquecido em nosso país", no que foi secundado pelos deputados Reinaldo Alguz (PV), Davi Zaia (PPS) e Célia Leão (PSDB). Levar ao governo federal o pleito de reestruturar a malha ferroviária brasileira foi a sugestão de Hamilton Pereira (PT).
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações