Ato na Assembléia defende preservação do cerrado brasileiro


21/11/2005 18:29

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ADRIANO DIOGO INDIOS 148.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Corrida de toras realizada em frente ao prédio da Assembléia Legislativa em Setembro de 2005<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ADRIANO DIOGO INDIO 215.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ADRIANO DIOGO INDIOS 166.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ADRIANO DIOGO INDIOS158.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representantes dos povos indígenas Xavante, de Mato Grosso, e Krahô, de Tocantins, realizarão nesta terça-feira, 22/11, às 19 horas, na Assembléia Legislativa de São Paulo, a doação de toras de madeira utilizadas durante a Corrida de Toras, no ato "O Cerrado Vive", realizado no dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado, na abertura da III Semana de Meio Ambiente da USP.

Antes da doação, será promovido Ato em Defesa do Cerrado, que contará com a presença do geógrafo Aziz Ab'Saber, professor emérito da USP; de Everson Carlos da Silva, membro da Associação Xavante Warã e idealizador da Corrida de Toras em São Paulo; de Aloízio Azanha, representante da Associação Indígena Mãkraré; e do deputado estadual Adriano Diogo (PT).

A corrida de toras é um ritual esportivo disputado entre dois times, em celebração às mudanças dos ciclos naturais do cerrado brasileiro (estação de chuva e de seca). É uma prova de resistência, força e espírito bastante apreciada por indígenas das etnias Xavante (MT), Xerente (TO), Krahô (TO), Kanela (MA), Kricati (MA), Apinagé (MA) e Gavião (PA).

"Em São Paulo, a corrida foi realizada no Dia Nacional do Cerrado, com o propósito de chamar atenção da opinião pública e da mídia para a salvação do cerrado brasileiro, que está sendo devastado em função do modelo de desenvolvimento agrícola adotado", explica Adriano Diogo, que apoiou a realização da corrida na cidade.

As toras doadas à Assembléia Legislativa permanecerão expostas no "Espaço Orlando Villas Bôas", dedicado à cultura indígena. "Com esta doação queremos enfatizar a importância do cerrado, um patrimônio brasileiro que deve ser preservado para as futuras gerações. É uma forma, também, de consolidar a presença indígena como protagonista nas discussões ambientais. Nunca nos perguntaram o que temos a oferecer. Estamos aqui para mostrar", afirma Everson Carlos da Silva.

No encerramento do ato, haverá apresentações do MC Gaspar, integrante do Záfrica Brasil; e do cantor e compositor Wesley Nóog, que fará uma breve apresentação acústica do seu álbum Mameluco Afro-Brasileiro, acompanhado do percussionista Zé Benedito.

adiogo@al.sp.gov.br

alesp