Jarinu realiza a 3ª Festa da Ameixa

11/12/2007 10:44

A cidade de Jarinu realizou no último final de semana a 3ª Festa da Ameixa. O evento reuniu autoridades regionais e milhares de pessoas. O deputado João Caramez (PSDB) esteve na abertura da festa no dia 7/12 e participou da solenidade oficial, que teve como anfitriões o prefeito Vanderlei Gerez Rodrigues e a primeira-dama, Maria da Graça Gerez.

Jarinu, que integra o chamado "circuito das frutas", é considerado o local com o segundo melhor clima do mundo pela Unesco. O município é o maior produtor de ameixas precoces do Estado, pois a safra normal é no mês de janeiro. A expectativa dos organizadores da festa é de que durante o final de semana cerca de 90 mil visitantes tenham passado pela cidade.

Para Caramez, o sucesso da festa deve-se ao empenho da administração municipal. "Há três anos, o prefeito decidiu montar a festa e incluí-la oficialmente no calendário da cidade. Isso foi muito positivo, pois a iniciativa não apenas reforça a imagem de grande produtora, como comprova aos visitantes a qualidade dos alimentos produzidos pela cidade", explicou o deputado. Ele também ressaltou que a produção antecipada das ameixas estimula e contribui para o desenvolvimento do agronegócio na região.

Segundo o prefeito, a idéia do evento é firmar a cidade como uma das maiores produtoras da fruta e, ao mesmo tempo, manter as características de uma típica celebração do interior. "Este é um diferencial de nossa festa. Um evento de rua, com entrada franca e diversas atrações. Queremos que o visitante venha, se divirta e que sobre dinheiro para comprar muitas frutas", disse o prefeito.

Além das autoridades políticas da cidade e da região, também estiveram presentes o presidente da Associação de Hortifrutiflores de Jarinu, Waldir Parise, a deputada Célia Leão (PSDB) e o deputado federal Guilherme Campos.

A Banda Filarmônica 17 de Abril, de Jarinu, regida pelo maestro coronel Antão, juntamente com o Coral Canto e Riso, regido pelo maestro Jederson Heleno Machado, executaram o hino nacional e o hino de Jarinu. Ainda na sexta-feira, houve um show de Almir Sater.

jcaramez@al.sp.gov.br