Deputada presta contas de 2007

19/12/2007 17:48

A deputada estadual Ana Perugini (PT) esteve esta semana nos estúdios da TVB, emissora afiliada ao SBT de Campinas, para participar, ao vivo, do programa Notícias em Debate, do jornalista Elton Pimenta. Questionada sobre as atividades de seu primeiro ano na Assembléia Legislativa, Ana ressaltou o Projeto de Lei 556/2007, que compensa as cidades com unidades carcerárias, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres e a Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Sabesp. Para a deputada os três assuntos transformaram-se naturalmente nas bandeiras de seu mandato em 2007 com reuniões e audiências públicas realizadas em cidades paulistas com o fim de mobilizar, informar e construir políticas públicas.

Sobre o PL 556/2007, a deputada pretende conseguir o apoio de prefeitos e vereadores do Estado de São Paulo para que a propositura seja votada o mais breve possível. A idéia é levar para as cidades audiências públicas e também apresentar a proposta nos Conselhos de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas. O PL 556/2007 prevê que o governo do Estado promova estudos sobre os impactos causados nas cidades onde estão implantadas unidades carcerárias. O projeto também abrange futuras instalações. Caso seja aprovada, a proposta vai contribuir na desoneração dos orçamentos públicos municipais que acabam tendo sobrecarga em equipamentos públicos como escolas, unidades de saúde e hospitais, além de receber aumento de demanda na área da habitação, tendo em vista que muitas famílias de presos acabam fixando moradia nas cidades onde estão os parentes.

A deputada ressaltou, ainda, as reuniões e audiências públicas que tem feito por meio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres e a de Acompanhamento das Ações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) que têm aberto debates sobre violência doméstica e saneamento.

aperugini@al.sp.gov.br