Seminário discute projeto de lei que regulamenta profissão de esteticista
Realizou-se na Assembléia Legislativa, nesta segunda-feira, 18/10, o I Seminário de Terapeutas e Técnicos em Estética, organizado pela Associação Brasileira de Estética e Cosmetologia (ABEC). O evento foi mesclado de palestras científicas e de discussões sobre o projeto de lei que tramita no Congresso Nacional, de autoria da deputada Zulaiê Cobra Ribeiro (PSDB-SP), que visa à regulamentação da profissão de terapeutas e técnicos em estética. Mais de 400 pessoas participaram do seminário, entre profissionais da área e representantes de empresas e escolas de estética.
A presidente da ABEC, Rosi Lamar, agradeceu ao deputado Vanderlei Macris (PSDB), o qual, segundo ela, é o patrono da ABEC. Além disso, o deputado participou da elaboração do projeto de lei e facilitou sua tramitação no Congresso.
Macris, na abertura do evento, afirmou que a luta pela regulamentação da profissão é muito importante porque promove um canal de comunicação organizado com o governo. "Os setores organizados da sociedade fortalecem a democracia", declarou.
A farmacêutica especializada em cosmetologia, Sheila Martins, fez palestra sobre as novas tendências dos cosméticos. Segundo dados apresentados por ela, o Brasil é o sexto maior mercado de cosméticos do mundo e este setor cresce, no país, acima das taxas do PIB. A importância que o brasileiro dá à estética se revela pelo fato de o Brasil só perder para os Estados Unidos no número de cirurgias plásticas. Outro dado importante é de que, até 2020, o Brasil será o sexto país do mundo com a maior população de terceira idade, principal consumidora dos cosméticos.
Ainda no período da manhã, Marco Adriano de Oliveira, falou sobre a importância dos oligo-elementos para o equilíbrio do organismo.
Especialistas explicam novas técnicas em seminário de cosmetologia
A cosmiatra Ala Szerman esteve presente ao 1º Seminário de terapeutas e técnicos de estética, ligados à Associação Brasileira de Estética e Cosmetologia, realizado nesta, 18/10 na Assembléia Legislativa. Ela ministrou a palestra intitulada "Massagem com pedras quentes". A massagem consiste na combinação de técnicas de massoterapia, termoterapia e geoterapia, produzindo reações fisiológicas e orgânicas que, segundo Ala Szerman, beneficiam o ser humano.
De acordo com a cosmiatra, a técnica, que pode utilizar também pedras frias, provoca melhora das funções orgânicas, perda de peso, recuperação de energia, eliminação de stress e equilíbrio do sistema nervoso. Isso aconteceria porque as pedras provocam alternadamente respostas sedativas e energéticas do corpo.
A platéia, formada por esteticistas e especialistas da área, pôde observar a aplicação da técnica com pedras quentes, que, segundo a expositora, libera a energia interna bloqueada dos pacientes, ajudando o organismo a se recompor.
Eletroterapia
O uso de estímulos elétricos para fins cosméticos e estéticos foi o assunto abordado pelo especialista em eletroterapia Constantino Karaptsias. As técnicas incluem o uso de laser, a fototerapia e a vacuoterapia.
Durante exposição detalhada, Karaptsias abordou o uso da eletricidade em tratamentos estéticos, desde conceitos básicos, como corrente galvânica e corrente farádica, até suas mais modernas aplicações, como a técnica de contração muscular por impulso transcutâneo, que estimula os grupos musculares.
Os benefícios estão na tonificação muscular e diminuição de flacidez. Para Karaptsias, para aplicar bem as técnicas é importante atualizar sempre os equipamentos e investir no aperfeiçoamento profissional.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações