Parlamentar pede compensação financeira para municípios paulistas


08/08/2007 11:01

Compartilhar:

O deputado federal Mendes Thame, presidente Estadual do PSDB-SP, e o deputado estadual João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CARAMEZ  CONGRESSO MEIO AMBIENTE B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caramez fala sobre Meio Ambiente no II Congresso Estadual do PSDB<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CARAMEZ  CONGRESSO MEIO AMBIENTE A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) foi um dos palestrantes do painel temático sobre meio ambiente, realizado no último sábado, 4/8, no II Congresso Estadual do PSDB paulista, realizado de 3 a 5 deste mês, na Praia Grande. Caramez falou sobre a compensação financeira aos municípios que sofrem restrição por força de instituição de espaços territoriais especialmente protegidos pelo Estado, em cumprimento ao disposto no artigo 200 da Constituição Federal.

Enquadram-se nesta categoria 189 municípios paulistas que possuem áreas de proteção ambientais ou de mananciais, reservas ecológicas ou biológicas e parques estaduais. "Estes municípios sofrem com a restrição ao desenvolvimento por conta dessas áreas ambientais e precisam ser compensados financeiramente tanto para manter essas áreas como para promover a qualidade de vida de seus moradores", explicou o deputado.

No ano passado, Caramez coordenou um fórum de debates que discutiu a lei e os mecanismos de sua efetiva aplicação pelo Estado. Esses debates tiveram a participação de representantes dos municípios diretamente envolvidos, que representam quase 1/3 do Estado, além de ambientalistas e advogados.

O parlamentar afirmou que "o objetivo agora é conseguir o aval do Governo para que estas cidades consigam receber essa compensação".

O II Congresso foi promovido pelo diretório estadual do PSDB e, segundo Antonio Rubens Costa de Lara, presidente da mesa de discussão da Comissão de Meio Ambiente, "as teses e propostas partidárias colhidas pelos militantes e pela liderança serão discutidas no congresso nacional e farão parte do novo programa de ação política do PSDB".

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp