Corretores jubilados são homenageados na Assembléia


27/08/2007 16:29

Compartilhar:

Representantes da classe e convidados lotaram o plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol corretorGERAL 06MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem ao Dia do Corretor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol corretor08MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Augusto Viana Neto, Presidente do Creci<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sol corretor Jose Augusto Viana Neto MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aconteceu nesta segunda-feira, 27/8, na Assembléia Legislativa, sessão solene em homenagem ao Dia do Corretor. Diversas entidades, representantes da classe e convidados lotaram o plenário Juscelino Kubitschek para prestigiar a entrega do Diploma de Mérito aos Corretores de Imóveis Jubilados. O evento foi convocado pelo presidente Vaz de Lima (PSDB) e dirigido pelo deputado Rodrigo Garcia (DEM). A organização ficou a cargo do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) de São Paulo.

Ruth Ulhoa Rodrigues, corretora inscrita desde 1956, foi a primeira a receber o certificado e, em seguida, Ayrton de Siqueira Rodarte, ambos como os mais antigos credenciados junto ao Creci. Outros 70 profissionais também receberam o diploma.

A profissão, que completa hoje 45 anos de existência, foi reconhecida e regulamentada no Congresso Nacional em 1962 e, posteriormente, em 1978, a Lei 6.530 consolidou e disciplinou o exercício da atividade.

Rodrigo Garcia relembrou uma sessão semelhante, ocorrida na Assembléia em 1999, e destacou a evolução da categoria durante esse período. "Foram oito anos de esforço e dedicação. Graças à qualificação e profissionalização dos corretores, a realidade hoje é muito diferente", ressaltou o deputado.

José Augusto Viana Neto, presidente do Creci, elogiou a atuação dos agentes imobiliários no Brasil. "É um mercado de prestígio, sério e equilibrado", assegurou. Ele informou ainda que existem 2.500 profissões catalogadas no Ministério do Trabalho. Desse total, somente 28 têm regulamentação que exige habilitação técnica."É um privilégio para nós, corretores, fazermos parte desse seleto quadro", ressaltou.

Ainda durante o discurso, Viana mencionou as reivindicações que o órgão tem feito ao governo federal para viabilizar a aquisição da casa própria a um maior número de pessoas. O financiamento de 100% do valor do imóvel usado, juros mais baixos e prazo de 30 anos para quitação são algumas soluções que poderão otimizar as negociações imobiliárias no país.

O Coral do Creci, dirigido pelo maestro Bruno, apresentou um repertório eclético dedicado aos homenageados do dia.

rgarcia@al.sp.gov.br

alesp