Secretário fala na Assembléia sobre projetos sociais desenvolvidos por sua pasta
A convite da Comissão de Promoção Social, o secretário Rogério Amato esteve, no dia 27/6, na Assembléia Legislativa para falar sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) junto às prefeituras e ao cidadão.
Amato falou sobre as diretrizes da atuação da Seads no Estado: fortalecimento da cidadania; descentralização; parcerias; monitoramento e avaliação; e controle social. Destacou também três principais ações da secretaria que reforçam o Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Convênio Único, Sistema Pró-Social e Rede Social São Paulo.
Ele destacou que, por meio do Convênio Único, o governo estadual reduziu a burocracia no co-financiamento das ações sociais. Antes, eram firmados diversos convênios com cada prefeitura, o que demandava grande quantidade de papéis e de tempo. Atualmente, é firmado um único convênio com cada prefeitura, que repassa os recursos às entidades que fazem parte da sua rede de proteção social. O próximo passo será transformar esses convênios em repasses diretos, diminuindo ainda mais a burocracia.
O Sistema Pró-Social, explicou Amato, é uma ferramenta sofisticada que engloba o cadastro dos programas sociais e seus beneficiários. São mais de 1,5 milhão de famílias e 5 milhões de pessoas que têm seus dados armazenados neste sistema. Amato mostrou ainda que as prefeituras passaram a elaborar seus Planos Municipais de Assistência Social (PMAS) com uma tecnologia web fornecida pela Seads.
A deputada Dárcy Vera, presidente da comissão e autora do convite ao secretário, destacou que Amato cumpriu o objetivo da visita. Para o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas), José Alfredo de Araújo, a explicação do secretário Rogério Amato na Assembléia contribuiu para a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo.
darcyvera@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações