Votorantim apóia projeto da Região Metropolitana de Sorocaba

08/03/2006 10:18

"A iniciativa é fantástica e não poderia ter vindo em melhor hora." A afirmação do prefeito de Votorantim, Jair Cassola, expressa o apoio da cidade ao Projeto de Lei Complementar 33/05, do deputado Hamilton Pereira (PT), que trata da criação da Região Metropolitana de Sorocaba. Eles participaram de reunião que contou com a presença do vice-prefeito, Carlos Augusto Pivetta, do secretário municipal do Meio Ambiente, Elzo Savella, e dos vereadores da bancada do PT.

Hamilton explicou que o projeto garante a organização e o planejamento regional de funções públicas de interesse comum dos municípios que integrarem a Região Metropolitana, como uso do solo, transporte, sistema viário, habitação, saneamento básico, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social e turismo.

A proposta define Sorocaba como sede da região metropolitana, que abrangerá também os municípios de Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Itu, Mairinque, Piedade, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque e Votorantim.

O deputado já obteve o apoio da Prefeitura de Sorocaba, em reunião com o prefeito Vítor Lippi, em 3/3. "Esse projeto é tão importante para Votorantim quanto para Sorocaba", afirmou Jair Cassola. "O desenvolvimento de Votorantim passa por Sorocaba e o planejamento integrado das ações dos municípios precisa acontecer."

Hamilton Pereira explicou que as conversas com as prefeituras e câmaras municipais fazem parte da etapa de debates acerca do projeto. "Também estamos contando com o apoio da Universidade de Sorocaba, que tem colocado à disposição seu corpo docente e sua estrutura para a realização dos levantamentos técnicos que darão musculatura ao projeto, que já tramita pela Assembléia Legislativa", completou.

hpereira@al.sp.gov.br