Nesta quarta-feira, 3/9, lideranças educacionais, sociais e empresariais participaram, na Galeria do SESI, do evento de lançamento do projeto social Bloco a Bloco - o Brasil que Queremos, promovido pela divisão de educação do Grupo LEGO, a LEGO Education. A ação representa a maior doação mundial do grupo dinamarquês e beneficiará 250 instituições do terceiro setor e mais de 5 mil crianças brasileiras. O presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima (PSDB) também esteve presente na cerimônia e assinou, juntamente com cerca de 200 personalidades do Estado, um bloco Lego que, em conjunto com outros, formou uma bandeira do Brasil, simbolizando a construção coletiva do país por meio da educação. Além de sua assinatura, Vaz de Lima deixou escrita a frase "Brincar é sonhar, brincar é aprender; é o futuro que queremos". O presidente da Assembléia ressaltou o caráter eminentemente educacional dos produtos Lego. "O lançamento de um projeto social dessa envergadura denota o alto grau de responsabilidade social da empresa", declarou. Segundo o neto do fundador da Lego e presidente mundial do grupo, Kjeld Kirk Kristiansen, o lançamento do projeto marca as celebrações pelos 50 anos da invenção do bloco de montar e consagra a joint venture com a brasileira EdaCom Tecnologia, do empresário brasileiro Marcos Wesley, atual presidente da Lego Education. Wesley destacou a importância do projeto na formação de jovens cidadãos. "Queremos que nossos produtos ajudem as crianças a identificar os problemas de suas comunidades e a propor soluções", disse ele. Kristiansen, por sua vez, pôs o foco no futuro: "Não é apenas de brinquedos que estamos falando, mas de esforços para criar nova vida", afirmou. Na abertura do evento, a projeção de um DVD mostrou um pouco da história do Grupo Lego e de sua atuação na área de educação, com a LEGO Education no Brasil, por meio de uma metodologia de ensino inovadora e exclusiva. O conteúdo educacional da empresa envolve o uso de material de robótica (com peças de motores, roldanas, engrenagens, sensores e blocos de montar), integrado a uma assessoria pedagógica, publicações educativas e desenvolvimento de habilidades para a vida como trabalho em equipe, resolução de problemas, liderança e empreendedorismo. A proposta pedagógica do projeto está voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências, visando preparar os estudantes para uma nova realidade profissional. O projeto propicia o pensamento lógico na resolução de problemas, fazendo com que o aluno aprenda novas tecnologias, desenvolvendo atividades dinâmicas. A abordagem é feita em situações onde os alunos aprenderão a trabalhar em equipe, a fim de encontrar soluções criativas para os problemas, criando, assim, habilidades para viver nesse novo mundo. Para conhecer detalhes do projeto e inscrever-se no processo de seleção, os interessados podem acessar o site www.legozoom.com.br/blocoabloco.