Sessão solene comemora 173º aniversário da polícia militar

13/12/2004 18:49

DA REDAÇÃO

Por solicitação do deputado Edson Ferrarini (PTB), a Assembléia Legislativa realizou, na manhã desta segunda-feira, 13/11, sessão solene para comemorar o 173º aniversário da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Com a presença de autoridades civis e militares e as galerias repletas de integrantes da Corporação, a solenidade foi marcada por desabafos de oradores.

O coronel PM Carlos Alberto Silveira Castro, comandante-geral da instituição, declarou que, em reportagem recente sobre policiais femininas, elas foram taxadas de mulheres vulgares. Protestou que tal afirmação é inadmissível, que declarações isoladas não podem comprometer toda a classe. Afirmou, ainda, que "tem orgulho em comandar uma instituição séria, correta e legalista".

Em seus pronunciamentos, o desembargador Álvaro Lazzarini, presidente do Tribunal Regional Eleitoral e o Secretário de Segurança Pública, Saulo Abreu de Castro Filho, apoiaram o desagravo do comandante-geral. "As mulheres que integram a Polícia Militar muito a enobrecem", afirmou Saulo.

O deputado Ferrarini, que também é oficial da reserva da Polícia Militar, fez uma homenagem especial ao coronel Carlos Alberto, cumprimentou-o pelo empenho nos estudos que possibilitaram a aprovação do projeto de lei Complementar 19/2004, que reestruturou a Polícia Militar e entregou-lhe um quadro contendo os brasões das unidades que comandou.

O evento contou ainda com a presença dos deputados Conte Lopes (PP) e Ubiratan Guimarães (PTB), que afirmaram em discursos o orgulho de terem pertencido à corporação.