Botucatu terá novo Fórum

30/05/2005 17:55

"O governador do Estado me autorizou a divulgar que Botucatu terá um novo fórum, o mais rápido possível, com 80% dos gastos custeados pelo governo. O Executivo poderá, ainda, doar terreno do Departamento de Estrada e Rodagem (DER) para erguer a obra". A afirmativa é do deputado estadual pelo PSDB e vice-líder do governo na Assembléia Legislativa, Milton Flávio, que viajou com o governador no último final de semana e recebeu dele o sinal verde para por fim ao drama do fórum da Praça Rui Barbosa, uma questão que vem se arrastando há anos e que já foi motivo de muita discussão em Botucatu.

Conforme o deputado, as explanações sobre o fórum e a necessidade de uma solução urgente convenceram o governador de que a cidade não poderia esperar mais. "Ele entendeu nossos argumentos sobre a necessidade de uma solução e inclusive foi adiante, afirmando que, caso a prefeitura queira restaurar o atual fórum, o governo não colocará qualquer impedimento, podendo até mesmo doar o prédio ao governo municipal", afirmou o deputado.

Para Milton Flávio esta é uma grande vitória, que beneficia toda a cidade. "Agora, só vai depender de a administração municipal agilizar o processo para termos o novo fórum o quanto antes". O deputado afirma que o novo prédio será construído de acordo com as definições da Secretaria de Justiça, que possui um projeto padrão para este tipo de construção, em que se leva em conta o número de varas existentes na cidade.

Comunicado a respeito da decisão, o diretor do Fórum, Cristiano Jarreta, entrou na manhã desta segunda-feira, 30/5, em contato com Milton Flávio e já marcou uma reunião para as 11 horas do dia 7 de junho, no Palácio da Justiça, com a participação do deputado e do presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Luiz Elias Tâmbara, para resolver logo a questão.

Objetivando a solução deste problema, o parlamentar já havia feito duas emendas ao projeto de lei 224/2005, que trata da Lei das Diretrizes Orçamentárias: a emenda de número 1562, que visa ampliar os recursos destinados à recuperação de prédios do Poder Judiciário que abrigam as atividades dos fóruns das cidades do interior, e a emenda número 1563, que visa destinar recursos para a construção de fóruns privilegiando as cidades onde neste momento as atividades do Poder Judiciário são desenvolvidas em locais inadequados às mesmas ou em edifícios adaptados.

gabmiltonflavio@al.sp.gov.br