Assembléia homenageia aposentados e pensionistas

Líderes da classe alegam redução de 70% nos proventos durante os últimos anos
08/02/2008 16:58

Compartilhar:

Campos Machado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol aposentados dep campos machado06ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Aureliano Ribeiro de Vasconcelos (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol aposentados jose aureliano02ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Waldir Agnello <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol aposentados dep agnello02ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Benedito Marcílio, Claury Alves, Waldir Agnello, Arnaldo Faria de Sá e César Lacerda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol aposentados mesa ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arnaldo Faria de Sá (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol aposentados arnaldo faria ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Frange<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol aposentados paulo frange02ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Ferrarini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol aposentados dep ferrarini03ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Benedito Marcílio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol aposentados benedito marcilio01ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene no Plenário Juscelino Kubitschek em comemoração ao Dia do Aposentado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol aposentados geral03 ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Claury Alves da Silva (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sol aposentados sec claury alves01ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aconteceu nesta sexta-feira, 8/2, sessão solene no Plenário Juscelino Kubitschek em comemoração ao Dia do Aposentado. Representando a classe estavam Benedito Marcílio, presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap); Warley Martins Gonzales, presidente da Federação de Associações e Departamentos de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo (Fadesp); José Aureliano Ribeiro de Vasconcelos, presidente da União dos Aposentados e Pensionistas, entre outros.

Autoridades políticas também compareceram. Claury Alves da Silva, secretário dos Esportes, Turismo e Lazer do Estado, representando o governador José Serra; desembargador Cesar Lacerda, em nome do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Roberto Antonio Bellocchi; o vereador paulistano Paulo Frange (PTB); o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) e os estaduais, também petebistas, Edson Ferrarini, Waldir Agnello e Campos Machado, de quem partiu a iniciativa da homenagem.

Durante a solenidade houve forte protesto entre os líderes da classe, que alegaram perdas nos proventos na casa dos 70% nos últimos anos. Segundo Benedito Marcílio, o aumento previsto no orçamento da União para 2008 é de 3,36%, o que ele chama de "reajuste a conta-gotas" e completa: "O que está faltando é vontade política por parte do governo em atender às nossas reivindicações."

Para resolver essa situação, Warley Martins Gonzales sugere que a classe se mobilize em movimentos organizados e atinja as ruas para defender seus direitos. "Não adianta culpar os governantes se não fazemos nada", adverte.

O Estatuto do Idoso e alguns projetos de leis que se encontram em tramitação também foram lembrados durante a sessão solene. José Aureliano Ribeiro destacou, ainda, a necessidade de o Parlamento paulista homologar o Estatuto para que, assim, ele comece a vigorar no Estado.

Para a classe política, a homenagem prestada aos aposentados é justa e importante. Edson Ferrarini, coronel da reserva da Policia Militar, se solidarizou com os convidados. "Eu estou aqui não sei se como deputado ou como aposentado", disse. Já o secretário Claury enfatizou a responsabilidade que os três Poderes têm na inclusão social das pessoas com mais de 60 anos. "Precisamos adotar políticas públicas voltadas para a melhor idade, para os idosos", declarou. Campos Machado falou da importância dos aposentados na construção do país e reiterou o compromisso político do PTB de "jamais deixar o aposentado de fora".

alesp