Deformações do túnel estavam em níveis normais, diz engenheiro
A comissão de representação que apura o acidente do Metrô ouviu nesta quarta-feira, 7/2, Luiz Rogério Martinatti, coordenador geral de atividades de acompanhamento da obra. Martinatti é contratado pelo CGP " Consórcio Geral das Projetistas " para coordenar as equipes técnicas de geólogos e geotécnicos dos 14 quilômetros da linha 4 do Metrô e para verificar a estabilização das instalações e condições do solo, gerar relatórios, arquivo de documentação e as build (histórico que documenta como a obra foi efetivamente construída em relação ao projeto).
Ele respondeu a perguntas do relator, Edmir Chedid (PFL), e dos deputados Nivaldo Santana (PCdoB) e João Caramez (PSDB). Martinatti, que é engenheiro especializado em mecânica dos solos e atua na área de túneis há 15 anos, afirmou que esteve na obra na quinta-feira, 11/1, depois de avisado de que a deformação esperada tinha pequenas variações de medida, segundo ele ainda dentro das margens consideradas normais. Na ocasião, houve reunião com o engenheiro responsável da obra para decidir se alguma medida devia ser tomada. O desabamento foi no dia seguinte, sexta-feira, 12/1.
Para Martinatti, nada indicava que fosse haver ruptura do maciço (a rocha perfurada para a passagem do túnel). Sobre a eventual pressa na obra, o coordenador de acompanhamento afirmou que o ritmo era normal.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações