Acervo Artístico
21/07/2004 15:26
Clique para ver a imagem " alt="A obra "Deusa Flora", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa pela artista... Clique para ver a imagem ">
Emanuel von Lauenstein Massarani
Coerente sob um perfil filológico, a obra pictórica de Lygia Coelho é uma garantia de firme inteligência e de honestidade artística. Proveniente de excelente formação, oferece-nos um realismo encorpado, um barroquismo atualizado (isto, sem nenhuma conotação negativa) e uma religiosidade às vezes introvertida, outras explosiva, que é, dependendo das circunstâncias, mística como sua sensualidade. Esses termos, aparentemente controvertidos se conciliam na coerência de sua linguagem.
A artista deseja ser ela própria, mesmo nas suas aparentes mas mordazes contradições. Como é notório, a linguagem da pintura é o desenho e a cor, ao pacto que ambos sejam sempre inventados, redescobertos ou renegados e, em certo momento, levados em séria consideração.
Sua pesquisa se propõe em fixar, com efusão cromática, a imagem abstrata, ainda em formação no pensamento e na visão. Lygia Coelho manifesta sua introversão mediante figuras vaporosas ou em devaneio, que assinalam um estilo altamente qualificado e ao mesmo tempo contemporâneo.
Demonstrando saber o que quer - e sua mão guia o pincel para preencher a alma de expressiva serenidade -, a artista passa de uma cor para outra, onde sua fantasia é capaz de enriquecer a obra de tantos adereços, até mesmo de tornar uma mesma figura uma cena dupla ou plural, independente da superfície que explora ou da posição dessa com referência à cena.
Uma pesquisa de luz, conduzida até as mais rarefeitas transparências, serve para assinalar os contornos das figuras, conferindo-lhes força e plasticidade juntamente com delicadeza e harmonia, pois a luz é exatamente a forma onde a harmonia e a força se condensam numa unidade indissolúvel.
Rica de cores, sua pintura é ao mesmo tempo sutil e substanciosa, sem deixar de incluir uma fascinante e suave transparência.Nos limites entre barroco e realismo, a obra "Deusa Flora", doada ao Acervo Artístico do Parlamento paulista, encontra os resultados mais autênticos na vivacidade e felicidade da cor, juntamente com um traço marcado e intenso de seu perfeito grafismo.
A Artista
Ligia Coelho nasceu em Campinas, em 1954. Formou-se em Arquitetura de Edificações pela FATEC de São Paulo. Foi aluna de pintura do Professor Rodrigues Coelho, em cujo atelier passou, mais tarde, a lecionar.
Participou de diversas exposições coletivas e individuais, destacando-se entre elas: XXIII Salão de Arte de São Bernardo, SP; Salão Oficial de Itaipu, Santos, SP; I e II Salão dos Novos, da Academia Paulista de Belas Artes, SP; I Salão Nacional de Artes Plásticas "Pablo Picasso", SP; I Salão de Artes Plásticas "Eduardo Gomes", SP; IV Semana Artística e Cultural de Itatiba, SP; I Salão "Lions" de Artes Plásticas; VII Salão Arquidiocesano de Belas Artes Conjunta de IV Artistas na União Cultural Brasil / Estados Unidos, SP; Salão do Ano do Atelier Rodrigues Coelho (diversos anos), SP; Festival de Inverno de Campos de Jordão, SP; VIII Salão Cultural dos Imigrantes, Bienal de São Paulo; nas galerias Rubayat, Tabacow, Portal, Lannody e Citroën, além dos Espaços Culturais do Esporte Clube Pinheiros e do Jockey Club de São Paulo.
Recebeu inúmeras premiações, menções honrosas, medalha de prata e de bronze em diversos Salões Oficiais no Brasil e medalha de prata no "Salon International D'arts Plastiques de Saint Raphael", na França.
Suas obras encontram-se em coleções particulares no Brasil, Itália, Japão e China e no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações