Audiência pública discutirá liberação de ônibus na Imigrantes

03/12/2007 17:49

O que precisa ser feito para garantir a liberação da descida de ônibus pela Rodovia dos Imigrantes? Esse será o principal ponto de discussão da Audiência Pública que a Assembléia Legislativa de São Paulo promove no próximo dia 11, às 19h30, na Câmara Municipal de Santos. O evento é organizado pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) com apoio de associações de fretamentos do litoral paulista: Aebs, Afrebas,Uebs e Uelpa.

Os professores Antonio Carlos Canale e Juan Carlos Horta Gutiérrez, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), já confirmaram presença. Os dois são os responsáveis pelos laudos técnicos realizados, em 2003, na rodovia, para avaliação da descida de veículos pesados pela pista descendente.

No estudo encomendado pela Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), ficou constatado que os veículos fabricados após 1997 já atendem as exigências técnicas estabelecidas pelas normas de segurança para autorizar a descida. Com o acompanhamento das montadoras e empresas fabricantes de autopeças e implementos, houve 76 testes de pistas com a participação de 34 veículos de marcas e categorias diversas.

Amparado pelo estudo, o deputado defenderá, na audiência, a implantação da "descida controlada e monitorada". Por um período de seis meses, ônibus novos e já dotados com o sistema de freio indicado no laudo técnico poderão trafegar pela pista sob a supervisão da Ecovias e da Polícia Rodoviária. De acordo com a proposta do parlamentar, uma nova regulamentação seria elaborada a partir das avaliações feitas durante a fase de monitoramento.

Atualmente, uma portaria da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) impede o tráfego de ônibus, caminhões, carretas, peruas e vans comerciais pela pista descendente. A proibição segue uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que recomenda a restrição do tráfego pesado em vias com declive de 6%.

"A norma é genérica e pode ser revista. O estudo é categórico em afirmar que a Imigrantes está apta ao tráfego dos ônibus, desde que sejam respeitadas normas de segurança, como a certificação dos veículos, a inspeção técnica obrigatória e a capacitação dos motoristas, além da criação de posto de triagem. Tudo será feito com critério técnico", argumentou Paulo Alexandre.

pabarbosa@al.sp.gov.br