Em São Paulo, CPI federal ouve especialistas sobre sistema prisional
Em seu segundo deslocamento até São Paulo desde que foi instituída, em agosto de 2007, a CPI do Sistema Carcerário da Câmara dos Deputados dividiu-se entre a diligência a unidades prisionais e a realização de uma audiência pública nesta quinta-feira, 10/4, na Assembléia Legislativa, para ouvir especialistas sobre o tema.
"A CPI não pretender fazer um debate político, nem defender governos ou o sistema prisional. Queremos colher sugestões e procurar sensibilizar a sociedade para a discussão. A verdade é que quem for tratado como bicho dificilmente vai sair das unidades prisionais como gente", afirmou o deputado Neucimar Fraga (PR/ES), presidente da CPI, durante a audiência.
A necessidade de envolver a sociedade nessa discussão relaciona-se à sensação de impunidade que o cumprimento da pena provoca hoje entre a população, apontada pelo promotor Pedro de Jesus Juliotti, da Vara de Execuções Criminais da capital.
"A pena tem que ressocializar, mas ela também deve ser intimidatória, o que é fundamental no combate à criminalidade", afirmou Juliotti. Para ele, a punição perdeu esse caráter, num sistema em que o regime aberto, que deveria ser albergado, virou domiciliar, o semi-aberto se tornou aberto e o regime fechado, com uma série de regalias, perdeu o rigor.
"Há uma forte ideologização da questão penitenciária, e é um desafio à CPI vencê-la", reconheceu o juiz Cláudio do Prado Amaral, da 1ª Vara de Execuções Criminais da capital. Para ele, um rigor absoluto da pena deve recair sobre a parte da população carcerária ligada ao crime organizado, enquanto o efetivo cumprimento da pena, mas em condições que incluam até serviços, devem atingir aqueles cuja prática do crime foi ocasional, por exemplo. "Também é um desafio trazer esse escalonamento para o papel", avaliou Amaral.
Participaram também da audiência o padre Valdir João Silveira, coordenador da Pastoral Carcerária em São Paulo; Carmem Silvia de Moraes Barros, coordenadora do Núcleo Situação Carcerária da Defensoria Pública paulista; e João Rinaldo Machado, presidente do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo. No perfil do sistema que eles traçaram, surgiram problemas como falta de infra-estrutura e de servidores adequadamente remunerados, tanto entre agentes como entre defensores públicos, problemas na Lei de Execução Penal que acarretam extensão da pena e superpopulação carcerária, entre outros.
Participaram ainda da audiência os deputados federais Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) e William Woo (PSDB/SP), membros da comissão. O secretário estadual da Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto, falou à CPI, mas sua exposição foi reservada.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações