Fonoaudiólogos debatem sobre a importância da triagem auditiva neonatal
Membros do conselho de fonoaudiologia se reuniram nesta quarta-feira, 4/7, para debater a Lei 12.522/2007, de autoria do deputado Jonas Donizette (PSB). A lei, em vigor desde o dia 2 de janeiro de 2007, torna obrigatório o diagnóstico da audição em crianças imediatamente após o nascimento em maternidades e hospitais ou até três meses de idade. Entre os integrantes da mesa, estavam presentes o presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Dr. Paulo Eduardo Damasceno Melo, e a conselheira Maria Cristina Biz, a pediatra e membro da área técnica de saúde da criança do Estado de São Paulo, Sandra Regina de Souza, a diretora secretária da academia brasileira de audiologia, Dra. Dóris Lewis, e o deputado Jonas Donizette, presidindo a audiência.
Dóris iniciou os debates falando da importância da triagem auditiva neonatal. De acordo com dados levantados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e citados por ela, há 278 milhões de pessoas com problemas auditivos no mundo com perdas moderadas a profundas. "É algo que deve chamar a nossa atenção. Cerca de 80% de pessoas com problemas na audição são de países em desenvolvimento. Apenas uma entre 40 pessoas tem acesso a aparelho de surdez. Conforme a pesquisa, 50% dos casos poderiam ser evitados através da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce. No Brasil, a cidade que apresenta maior número de perda auditiva é Canoas, no Rio Grande do Sul, com 6,8% dos casos".
O objetivo de fazer uma triagem auditiva neonatal, segundo a audiologista, é justamente evitar a perda do funcionamento do órgão. A descoberta antecipada, ideal entre os dois ou três anos de idade, em que se verifica uma privação sensorial, dificuldade no aprendizado e desenvolvimento inadequado das habilidades auditivas e de linguagem, possibilita um retorno no tratamento com maior êxito. "Já há espaço destinado na caderneta de saúde da criança para a triagem neonatal", lembrou Dóris.
Em São Paulo, 29 municípios têm centros de referência e tratamentos, entre eles destacam-se: a capital paulista, Campinas, Ribeirão Preto, Franca e Santo André. "Há uma prevalência de surdez nas doenças neonatais, por isso a importância de se detectar urgentemente", ressaltou Maria Cristina. O deputado Jonas Donizette salientou que há anos vinha tentando implantar a lei, porém houve resistência por parte do governo, que vetou o projeto, mas acabou voltando atrás e instituindo a lei.
Os ciclos de discussões não acabaram por esta audiência, pois faltam muitos assuntos técnicos a serem discutidos, como as inclusões dos fonoaudiólogos nos hospitais, a aparelhagem necessária, a verba destinada, o serviço de monitoria, etc. "É indiscutível a importância e a necessidade da lei. É preciso dar sustentabilidade para que isso não fique na gaveta, tem que funcionar pra valer", afirmou Sandra Regina. Donizette garantiu o funcionamento da medida e disse que serão realizadas outras reuniões para decisões técnicas. "Precisamos decidir um meio de iniciar. Se for preciso começar pela região metropolitana, que comecemos então, e depois passemos para os municípios com menor demanda. O importante é implantar a lei que já está em vigor", concluiu o parlamentar.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações