Deputado participa de seminário em Sorocaba
O deputado Hamilton Pereira (PT) participou, juntamente com o prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei, de seminário realizado na sexta-feira, 27/4, no Lar Escola Monteiro Lobato, em Sorocaba, o quinto de uma série de nove encontros do fórum A Nova Realidade para os Pequenos Negócios, realizado pelo Sebrae. Na ocasião, junto com o presidente do Sebrae, Fábio de Sales Meirelles, o deputado e o prefeito se declararam favoráveis à regulamentação da Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas no âmbito municipal, tema que foi o destaque do encontro.
O fórum prevê a realização de seminários entre 23/4 e 25/5, em nove cidades do Estado. De acordo com o diretor técnico do Sebrae-SP, Paulo Arruda, "os próximos três anos têm de ser um marco para o desenvolvimento do país, através das micros e pequenas empresas, porque a lei não representa só a desoneração para o setor, mas também a geração de empregos e a formalização das empresas que hoje atuam na informalidade".
Na visão de Pereira, a lei tem o importante papel de estímulo aos investimentos nas micros e pequenas empresas. "Aqui em Sorocaba, onde é muito forte o setor industrial, temos muitos trabalhadores que sonham em aplicar seu Fundo de Garantia num negócio próprio. E, com a Lei Geral, passam a ter mais estímulo e segurança para buscar um lugar ao sol no mundo do empreendedorismo."
Sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2006, a Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas consolida as legislações existentes sobre o setor e promove melhorias como a criação de um cadastro sincronizado, que permite ao empreendedor entregar os documentos necessários para a abertura de uma empresa em um único lugar, além de reduzir o custo desse processo em cerca de R$ 2 mil.
As estimativas chegam ainda a uma redução de cerca de 80% na tributação para os novos setores, que poderão ingressar no Supersimples, mas, segundo o prefeito de Porto Feliz, "mesmo que venhamos a ter um pouco de perda de receita no início desse processo, estamos convictos de que este é um esforço que o poder público deve fazer, porque trará retornos muito maiores e extremamente importantes para o desenvolvimento da nossa cidade".
hpereira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações