Emenda constitucional prevê direitos a deficientes físicos
Mais de três mil pessoas subscreveram o abaixo-assinado da campanha promovida no último dia 24/4, na praça Barão do Rio Branco, em São Vicente. O evento fez parte da mobilização em apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que inclui, na Constituição estadual, o direito do deficiente à gratuidade no transporte coletivo, público e urbano em todo o Estado. O texto é de autoria do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
Organizada pela ONG Evoluir Mais Cedo, em parceria com o Conselho Municipal dos Deficientes de São Vicente (Condef), Associação dos Deficientes Físicos de São Vicente e Associação de Grupos de Apoio aos Deficientes do Estado de São Paulo (Agad), a campanha também contou com a participação da prefeitura, Câmara Municipal e Instituto Impacto. Os idealizadores do movimento têm como meta obter pelo menos 20 mil assinaturas no município.
"Foi um dia muito especial. As pessoas tinham interesse em conhecer detalhes da proposta", explicou o vereador Hilton Macedo, presidente da ONG Evoluir Mais Cedo.
Paulo Alexandre também comemorou: "É impressionante o nível de conscientização da população. Moradores, comerciantes e até crianças pediram cópia do abaixo-assinado para pegar a assinatura de familiares, colegas e da comunidade."
Pela regra vigente, a gratuidade é estabelecida por leis municipais e por um decreto estadual específico para o transporte metropolitano, que ficam restritos às localidades abrangidas pela legislação. Com a aprovação da PEC, o deficiente terá direito a uma credencial com validade em todo território estadual.
A aceitação será obrigatória em qualquer sistema de transporte municipal, intermunicipal e metropolitano.
pabarbosa@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações