Parlamentar defende política de emprego em programa de TV


07/08/2007 11:48

Compartilhar:

Deputado Ed Thomas em entrevista na TV Bandeirantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ED THOMAS FALA TV.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A necessidade de qualificar o trabalhador brasileiro foi o tema da entrevista do deputado Ed Thomas (PMDB) à apresentadora e jornalista Fabiane Berto, no programa Super Útil, da TV Bandeirantes de Presidente Prudente, transmitido diariamente das 12h às 13h.

Ed Thomas, presidente da Comissão de Relações de trabalho da Assembléia Legislativa, respondeu a perguntas feitas, por telefone, de moradores das cidades de Araçatuba, Bauru, Marília e São José do Rio Preto.

O parlamentar reafirmou o seu integral apoio à qualificação da mão-de-obra, uma das principais prioridades para o governo estadual. Segundo Thomas, "a Secretaria de Relações do Trabalho, chefiada por Guilherme Afif Domingos, está formulando um plano de grande alcance, que visa a identificar, em todo o Estado, as necessidades locais de mão-de-obra".

A partir do diagnóstico, feito com a colaboração de empresários e lideranças políticas locais, analisa o deputado, o governo irá estabelecer as ações específicas, que atendam à demanda, e concorrerá com o fornecimento das ferramentas indispensáveis ao treinamento. "Afif tem-se deslocado pelo Estado para desenvolver este trabalho e a primeira região escolhida foi a de Presidente Prudente", afirmou o deputado.

Thomas entende que qualquer aumento de produtividade, em atividades comerciais ou fabris, passa pela qualificação da mão-de-obra. O crescente emprego da informática, por exemplo, requer gente preparada para usá-la. A mecanização na colheita da cana exigirá, por outro lado, operadores de máquinas bem instruídos, ele exemplificou.

"Países como a Malásia, a China e a Coréia têm investido pesadamente na instrução, e os resultados estão aí para quem quiser ver," respondeu Ed Thomas em questão formulada por telespectador.

edthomas@al.sp.gov.br

alesp