Deputado conversa com professores sobre projetos na Assembléia
Um grupo de 20 professores da rede estadual de ensino se reuniu, nesta segunda-feira, 22/6, com o deputado Afonso Lobato (PV), para discutir o projeto de lei complementar (PLC) 19 e 20, o primeiro que altera a forma de contratação de professores pelo Estado e o segundo que define uma nova jornada para a categoria.
"Vamos levar as prioridades da categoria ao Colégio de Líderes, na tentativa de ainda conseguir viabilizar emendas aglutinativas para contemplar essas reivindicações", afirmou Lobato.
Segundo Padre Afonso, o que mais preocupa os professores são as novas regras estabelecidas pelo PLC n.º 19, que vai prejudicar principalmente professores não efetivos, com muitos anos de carreira, que perderão seus direitos caso não sejam aprovados em processo seletivo. "Muitos deles estão próximos de se aposentar", disse.
A coordenadora da subsede do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Célia Brasil Pires de Almeida, disse que a reunião permitiu esclarecer até onde haverá possibilidade de sua interferência em favor dos professores. "A gente sabe que alguma coisa pode ser mudada", declarou.
Para a coordenadora, o PLC n.º 20 tem uma boa aceitação, mas precisa de alguns ajustes. "Estamos preocupados com a redução do salário para 75%, por um período ainda não definido, no caso de recém-aprovados no concurso a ser realizado pela Secretaria da Educação e com a indefinição do local onde seria feita a capacitação da proposta pelo governo", disse ela.
Quanto ao PLC n.º 19, o posicionamento dos professores é pela sua rejeição, na íntegra, pois, segundo Célia Brasil, prejudica principalmente os que já estão lecionando há mais anos. A sugestão é que os professores nessa condição sejam mantidos pela Lei 500 e à medida que se aposentarem, seja extinta essa modalidade de contratação.
padreafonso@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações