Deputado garante Trem Expresso até Mogi

10/08/2007 17:02

O Expresso Leste será estendido, numa primeira etapa, de Suzano até Jundiapeba e Braz Cubas, antecipando o trajeto até a Estação dos Estudantes, prevista na fase dois do projeto. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira, 9/8, pelo deputado Marco Bertaiolli (DEM) ao secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, durante reunião que contou também com a presença do presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Álvaro Armond. Segundo o parlamentar, essa foi a forma encontrada para antecipar a vinda do transporte até Mogi das Cruzes, conforme prometido e garantido pelo governador José Serra (PSDB), dentro do cronograma previsto pelo governo do Estado.

"Para estender o benefício até a Estação dos Estudantes, temos de resolver o problema das passagens de nível, já que a travessia dos trens acontece a cada três minutos. Mas não seria justo penalizar os usuários de Jundiapeba e Braz Cubas, que poderão contar com o transporte mais rápido e confortável", salientou o deputado, que convidou para o encontro o presidente da Câmara Municipal, José Antônio Cuco Pereira (PSDB), o presidente da Comissão Especial de Vereadores criada para discutir o transporte ferroviário na Cidade, Carlos Evaristo (DEM), e o secretário para Assuntos Especiais Edson Camillo, que representou o prefeito Junji Abe.

Segundo o deputado, a reforma e as melhorias na infra-estrutura, tanto das estações como nos trilhos, serão feitas pela CPTM dentro do cronograma de obras, que prevêem a conclusão da primeira fase até o ano de 2010 com a implantação do Trem Expresso. "O governo iria deixar tudo pronto. Só estava faltando resolver o problema das transposições para o transporte de passageiros. Com esta alternativa, resolvemos os problemas passo a passo. O mais importante é que os moradores de Jundiapeba e Braz Cubas, onde estão concentrados os maiores usuários dentro do município de Mogi, já poderão contar com o benefício", destaca, salientando que o maior entrave está na área central de Mogi das Cruzes, com as cancelas da Praça Sacadura Cabral e Rua Doutor Deodato Wertheimer.

mbertaiolli@al.sp.gov.br