Manifestantes protestam contra acordo que adia venda de diesel menos poluente
O deputado Davi Zaia (PPS) participou na última quarta-feira, 4/11, de manifestação promovida pelo Movimento Nossa São Paulo, na Avenida Paulista, em frente à sede da Justiça Federal e do Ministério Público Federal. O ato foi contra o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que posterga para 2013 a aplicação da Resolução 315/12, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conoma).
Segundo Zaiz, a resolução que determina a comercialização, a partir de 2009, de um diesel com quantidade menor de enxofre e portanto menos poluente e menos nocivo à população, fica prejudicada com esse acordo. Assim, esse Termo adia para mais cinco anos uma determinação que deveria entrar em vigor no próximo ano.
O acordo foi considerado lamentável pelo deputado porque continua colocando em risco milhares de pessoas todos os anos. Estudos médicos apontam a respeito de males provocados pela poluição urbana, em especial pela quantidade de enxofre expelida pelos veículos de motor a diesel. Segundo o Laboratório de Estudos da Poluição da USP cerca de 3 mil pessoas morrem todos os anos na Grande São Paulo devido a complicações geradas pela poluição.
O diesel vendido no país atualmente nas grandes cidades é o S-500, nas cidades com menos habitantes, o S-2000. Eles deveriam ser substituídos a partir de 2009 pelo S50 e o S500, o primeiro com 50 partes por milhão (PPM) de enxofre e o segundo com 500 PPM.
O deputado participou do ato de entrega ao Ministério Público Federal de um manifesto contra o TAC, assinado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, Movimento Nossa São Paulo, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, SOS Mata Atlântica, Greenpeace-Brasil, Amigos da Terra " Amazônia Brasileira, Instituto Akatu e Instituto Brasileiro de Advocacia Pública.
Zaia apresentou ano passado o Projeto de Lei 1175/2007, aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no início de 2008, e vetado pelo Executivo, sob a alegação de que o Estado não pode legislar sobre combustível. O deputado entende que a matéria em questão versa sobre a proteção do meio ambiente e da preservação da vida de milhares pessoas.
Após o ato, o deputado Davi Zaia, em discurso na Assembléia Legislativa, falou sobre a manifestação e a mobilização da sociedade em relação à questão, ao mesmo tempo em que se manifestou contrário ao acordo assinado pelo Ministério Público Federal.
dzaia@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações