Eleitos falam sobre seus projetos para a próxima legislatura


19/12/2006 19:21

Compartilhar:

David Zaia - PPS<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/David zaia096mc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Garcia - PFL <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/diploma rodrigo087marco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz - PSDB <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/B munhoz060marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlinhos Almeida - PT <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/carlinhos almeirda 243mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi - PSOL <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/c giannazi 529rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinícius Camarinha - PSB<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Camarinha 100mar.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dárcy Vera - PFL <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/darcy vera090marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Projetos de melhor qualidade

Rodrigo Garcia (PFL) recebeu 196.824 votos nas eleições de outubro. Ele é o atual presidente da Assembléia Legislativa e exercerá o mandato pela terceira vez. Segundo Garcia, suas expectativas são muito positivas, por contar agora com maior experiência, conhecimento do Regimento Interno e da Constituição do Estado. Ele espera desempenhar bem melhor o novo mandato. Como presidente da Casa, por ter funções especiais, viu-se obrigado a se manter afastado do trabalho legislativo normal, como a apresentação de projetos e a defesa de teses nos debates do Plenário, mas espera retomar a atividade normal após 15/3/2007, quando passará a presidência a outro deputado defendendo as bandeiras que sempre abraçou, como a defesa das micros e pequenas empresas e o desenvolvimento do agronegócio no Estado.



Saúde é prioridade

O deputado Fausto Figueira (PT), atual 1º secretário da Assembléia, foi reeleito com 55.599 votos, a maioria destes de eleitores das nove cidades da Baixada Santista, onde obteve 88,6% do total da votação. Em seu próximo mandato, o deputado pretende ampliar sua atuação em favor daquela região e em outras áreas do Estado. Sua atuação será voltada fundamentalmente para as áreas de desenvolvimento, transporte e saúde. "A saúde é hoje uma das prioridades no Estado de São Paulo. Os serviços oferecidos à população são uma coisa nas propagandas e outra coisa bem diferente na realidade de quem busca o atendimento público. Há uma dificuldade imensa para a população na hora em que busca acesso ao sistema de saúde."

Outro foco do parlamentar é o porto de Santos, fundamental para o desenvolvimento do Estado e do país. Segundo Fausto, sua atuação em relação ao transporte deve se intensificar em razão dos inúmeros problemas dessa área, como demonstram os enormes engarrafamentos registrados nos últimos tempos.

Criação de projetos na área da educação

Geraldo Vinholi (PDT) é o atual 2º secretário da Assembléia Legislativa. Reeleito com 83.935 votos, o parlamentar atua em defesa da agricultura e da pecuária, tendo sua base eleitoral nas cidades de Catanduva, Itápolis e Penápolis. Segundo ele, nos últimos dois anos, o Parlamento paulista inovou, tornou-se mais sintonizado com os anseios da sociedade e está preparado para o novo momento que a população exige.

Ele acredita que o novo governo de São Paulo, apesar de ser do PSDB, que há 12 anos governa o Estado, terá o estilo de José Serra, no qual o parlamentar deposita esperança de renovação e de uma ótima gestão.

Para o próximo mandato, Vinholi vai trabalhar pela criação de bolsas de estudos para os estudantes universitários que não têm condições de pagar. Os recursos, ele explica, virão daqueles estudantes que cursam universidades gratuitas e têm renda familiar que lhes permite pagar uma mensalidade. Outro projeto, na área de educação, é a criação de uma fundação que aproveite os estudantes nas estruturas do governo do Estado e dos municípios. Como exemplo, o deputado propõe a utilização de alunos de escolas superiores em atividades desenvolvidas pelo Hospital do Servidor. Na área das artes, os estudantes poderiam trabalhar nos teatros municipais ou em escolas de teatro. Na avaliação de Vinholi, se ele conseguir aprovar um desses projetos, o resultado será positivo.

Proteção dos mananciais

O deputado Milton Leite Filho (PFL), cuja base eleitoral é a zona sul da capital, elegeu-se com 70.629 votos. Ele espera poder fazer composição com os governos estadual e municipal para promover as melhorias da região que representa. O parlamentar tem em mente um grande projeto: a exemplo do já aconteceu com a aprovação de projeto específico para a Guarapiranga, o deputado considera fundamental estender as medidas de proteção das áreas de mananciais para a represa Billings, por meio de um projeto semelhante.

Devolução do IPVA

Eleito pela segunda vez, Jonas Donizette (PSB) tem como meta continuar desenvolvendo alguns projetos que favoreçam as cidades que ele representa politicamente, na região de Campinas, onde conquistou 90% dos votos. Segundo ele, essa eleição demonstrou uma representatividade política com caráter distrital, o que é importante para que haja maior aproximação entre representante e representado. A prioridade do parlamentar são os projetos voltados para o setor de redução de impostos, como, por exemplo, a devolução do IPVA de veículos roubados.



Aprimoramento da legislação trabalhista

Eleito pela primeira vez, David Zaia (PPS) espera realizar um grande trabalho. Representante sindical há muito tempo, Zaia tem também extensa experiência como dirigente do seu partido político, tendo sido presidente e vice-presidente do diretório estadual, e também como diretor do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Para honrar os 54.799 votos recebidos, o parlamentar espera contribuir com sua vivência e o seu trabalho na Assembléia para que o Estado de São Paulo assuma sua liderança no crescimento econômico nacional, na distribuição de renda e na melhoria da qualidade de vida da população. "Há muito a fazer: melhorar a legislação e contribuir para a desburocratização do Estado. E para isso vou direcionar meus projetos", afirma. Sua prioridade será a questão do emprego. Zaia julga ser necessário analisar e definir o que deve ser melhorado na legislação. Ele destaca a grande informalidade da economia, considerando necessário produzir medidas para estimular a formalização.

Política específica de incentivos fiscais

Conversas com os deputados eleitos e com os reeleitos têm ocupado o tempo de Edson de Oliveira Giriboni (PV), que pressente um espírito positivo de soma, uma esperança de resultados melhores na Assembléia. Ele acredita que o futuro governador José Serra merece, por sua história, por seu passado e pelos resultados de alta eficiência em todos os lugares por onde passou, um voto de confiança e o apoio.

Representando os interesses das regiões sudeste e sul do Estado, Giriboni reitera seu compromisso com essas áreas, que precisam se desenvolver numa velocidade maior que outras, para que possam nivelar-se a estas no que diz respeito ao padrão de qualidade de vida. Promete trabalhar para direcionar investimentos para a infra-estrutura daquela região e impulsionar o desenvolvimento, principalmente através de políticas específicas de incentivo fiscal. Giriboni foi eleito com 47.968 votos.





Saiba mais sobre as expectativas dos deputados estaduais diplomados

Dárcy Vera " PFL

Eleita com 140.702 votos, formada em jornalismo, chega à Assembléia após quatro mandatos como vereadora em Ribeirão Preto. "Tenho muita expectativa em relação ao trabalho que pretendo desenvolver. Sem dúvida, um dos pilares de minha atuação será a minha região e as ações voltadas para as áreas social e de educação."

Barros Munhoz " PSDB

Ex-prefeito de Itapira e ex-deputado estadual (1987 até 1994), ele volta à Assembléia para o seu terceiro mandato. "Com muita alegria volto ao parlamento através de uma votação muito expressiva. Acredito que o governador José Serra tem todas as condições de fazer um bom governo. Minha preocupação fundamental será ajudá-lo nesta tarefa. Representar as cidades que me apoiaram e trabalhar pela defesa e fortalecimento dos municípios, do cooperativismo e da agricultura serão os focos de minha atuação."

Rita Passos " PV

Presidente do PV em Itu e ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, a parlamentar foi eleita com 76.841 votos. "Com dedicação e determinação, vamos conseguir um bom resultado. Pretendo trazer para a Assembléia minha experiência na área social. Em Itu, quando fui presidente do Fundo Social, implantei o Centro de Convivência Dia para Idosos, trabalho que teve amplo reconhecimento e que tem servido de modelo para outros municípios. O projeto tem melhorado a qualidade de vida dos idosos. Pretendo que ele seja estendido para todo o Estado."

Carlos Giannazi " PSOL

Presidente da CPI da Educação na Câmara Municipal de São Paulo durante seu mandato como vereador, Giannazi participou de movimentos em defesa da escola pública. "Continuar nossa luta em defesa da escola pública gratuita e de qualidade para todos é uma das prioridades do meu mandato. A rede estadual de ensino está falida e sem investimento. É preciso reverter esse quadro e garantir a escola pública gratuita e de qualidade para todos. Iremos continuar a luta em defesa da universidade pública e gratuita e pela ampliação do número de vagas. Outra preocupação será a retomada do desenvolvimento sustentável do Estado."

Said Mourad " PSC

Deputado estadual reeleito, o parlamentar empenhou-se na estruturação da sigla no Estado. "O partido teve grande crescimento no Estado e no País e está estruturado a favor da democracia. Com a queda da cláusula de barreira, o PSC só tem a crescer. Pretendo aumentar minha atuação legislativa e partidária neste segundo mandato."



Vinícius Camarinha " PSB

Diplomado para seu segundo mandato, Vinícius Camarinha recebeu 94.551 votos na região de Marília. "Essa votação expressiva significa que passamos pela aprovação da população da região. E agora é continuar ajudando nas demandas dessa população." Fazendo referência a seu pai, Abelardo Camarinha, que também foi diplomado deputado federal na mesma cerimônia, Vinícius afirma que Marília terá "representante em São Paulo e em Brasília".

Edson Ferrarrini " PTB

Reeleito com quase cem mil votos para sua sexta legislatura consecutiva, o deputado estadual Edson Ferrarini, advogado, psicólogo e coronel da reserva da Polícia Militar, dedica-se à recuperação de dependentes de álcool e de outras drogas há mais de 30 anos. Ferrarini espera que haja um crescimento econômico maior para diminuir o nível de desemprego. "São Paulo tem que voltar a ser o carro-chefe do Brasil", afirma.

Jorge Caruso " PMDB

Atual 1º vice-presidente da Casa, o deputado Jorge Caruso (PMDB), advogado militante, foi reeleito com cerca de 80 mil votos. Ele ressalta que a atuação dos deputados junto ao governo do Estado fica prejudicada no início do mandato. "O governador toma posse em 1º de janeiro e trabalha com a legislatura antiga até março", explica Caruso. Para ele, o Parlamento paulista teve uma atuação destacada nos últimos dois anos e espera uma boa relação com o próximo governo. "Essa casa vai dar a sustentação que for preciso, vamos apoiar e também cobrar o governador", diz o diplomado.

Bispo Zé Bruno " PFL

Diplomado para seu primeiro mandato, Bispo Zé Bruno (PFL), eleito com mais de 70 mil votos, é engenheiro, representante da comunidade evangélica Renascer, vocalista e guitarrista da banda Resgate. Ele desenvolve atividades voltadas para jovens e para comunidades carentes. Pretende "contribuir como membro do Legislativo paulista no interesse da população e da comunidade evangélica, apresentando projetos que dignifiquem seus representados". Zé Bruno afirma ainda que seus principais projetos deverão ser dirigidos à juventude.

Carlinhos Almeida " PT

Diplomado para a terceira legislatura consecutiva, o deputado Carlinhos Almeida (PT), bancário e professor de História, já foi vereador por três mandatos em São José dos Campos. Neste ano, foi reeleito com mais de 90 mil votos para a Assembléia Legislativa e disse que espera muito trabalho nessa nova legislatura. Ele afirma que continuará trabalhando dentro dos princípios da ética, democracia e participação popular, apresentando projetos e fiscalizando as ações do Executivo.



Raul Marcelo " PSOL

Representante do PSOL, Raul Marcelo, que exerce seu segundo mandato como vereador de Sorocaba, faz parte dos deputados eleitos pela primeira vez para o Parlamento paulista. Marcelo ressalta que o Estado de São Paulo responde por quase 40% do PIB nacional e a Assembléia Legislativa é o lugar por onde passa todo o debate do governo do Estado. Ele espera que a próxima legislatura, renovada, possa tirar da gaveta o plano estadual para a Educação, "uma a questão central para o Estado". Outro compromisso de campanha é a luta pela redução da média de alunos em salas de aula. O recém-diplomado afirma que pretende se empenhar, também, para que aumente o repasse do ICMS para as universidades estaduais.



Vanessa Damo " PV

Vanessa Damo (PV) será a deputada mais jovem do Parlamento paulista. Vereadora da cidade de Mauá desde 2004, Vanessa foi eleita deputada estadual com mais de 60 mil votos. Ela declara que sua expectativa é fazer um trabalho "sério e transparente" para a população de São Paulo. "Como a deputada mais jovem da Assembléia Legislativa, com 25 anos de idade, espero representar bem os interesses da mulher e dos jovens", afirmou a parlamentar.

Otoniel Lima " PL

Vereador por dois mandatos consecutivos em Limeira, Otoniel Lima (PL) foi eleito deputado estadual com cerca de 60 mil votos. Ele se diz muito esperançoso em relação à nova legislatura da Assembléia. "Vou procurar dar muita força para o governo, apresentar projetos nas áreas da educação, da saúde e da segurança, que são as mais sensíveis para o Estado. Venho da cidade de Limeira, representando 300 mil pessoas daquela região. Tenho esperança de fazer um grande mandato."

alesp