2º secretário apresenta demandas ao secretário da Segurança Pública

18/04/2008 19:13

Aumento do efetivo policial, criação de postos avançados e reformas de delegacias estão entre as reivindicações levadas pelo deputado Edmir Chedid (DEM) nesta quinta-feira, 17/4, ao secretário estadual da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão. Acompanharam o deputado os prefeitos de Nazaré Paulista, Nenê Pinheiro; Tuiuti, Paulo Henrique; e Morungaba, Luvaldo Flaibam; os vereadores de Bragança Paulista, Ronaldo Teixeira, Gislene Bueno, Sidiney Guedes e Luiz Sperendio; de Joanópolis, Celso Nogueira, Mauro Garcia, Benedito Giudice e Joani Torres; de Amparo, Luiz Jacob; de Morungaba, Reginaldo Freire; de Tuiuti, Jair Fernandes; de Nazaré Paulista, Celinho; e lideranças políticas de Atibaia, como o ex-deputado Tiãozinho da Farmácia; de Pinhalzinho, Lauro Lima; e de Amparo, Hélio Favoretto.

Além de aumento do efetivo policial, solicitado por todos os presentes, os representantes de Bragança Paulista pediram a instalação de um posto avançado para atendimento dos bairros da zona norte e reforma e ampliação do Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

Joanópolis e Pinhalzinho priorizaram a construção do prédio de suas delegacias. O prefeito de Morungaba pediu um posto avançado para o Bairro Brumado. Já o de Tuiuti, que divide um único delegado com o município de Amparo, solicitou a designação de um delegado para a cidade, ou que essa divisão seja feita com um município do mesmo porte. Instalação de um posto policial para atender os bairros do Portão e do Tanque e motocicletas para policiamento da cidade foram as necessidades colocadas pelos representantes de Atibaia. Para Amparo, além da reforma da delegacia, foi solicitada a criação de um posto policial no bairro São Dimas Modelo. E o prefeito de Nazaré Paulista insistiu no aumento do efetivo policial da cidade.

O secretário falou sobre os investimentos do governo direcionados ao combate da criminalidade no Estado, ressaltando os investimentos em inteligência. "Inteligência otimiza recursos humanos e materiais", frisou. Marzagão informou que no ano passado a Polícia Militar incorporou cinco mil homens, mas admitiu que existem dificuldades, principalmente no que diz respeito ao sistema de remuneração dos policiais, que leva em conta a estimativa populacional, herdado por este governo. "Estamos trabalhando no sentido de equacionar esses problemas e de desenvolver o conceito de trabalho conjugado, através de parcerias com iniciativas que promovem a inclusão social por meio de atividades de esporte, lazer, informática e profissionalização. A inclusão social é uma grande aliada no combate ao crime."

O secretário prometeu estudar as demandas com muita atenção e solicitou aos presentes que insistam com a população no sentido de que a polícia seja informada de todas as ocorrências (elaboração de BOs). Segundo explicou, é a notificação dos crimes que leva ao mapeamento que define o planejamento da pasta.

echedid@al.sp.gov.br