Congresso de Municípios inicia atividades na Praia Grande
Foi realizada na noite de segunda-feira, 11/4, a cerimônia de abertura do 49º Congresso de Municípios na cidade de Praia Grande, com a presença de representantes de várias cidades paulistas e de autoridades.
Antes da solenidade inaugural, foi feito o hasteamento das bandeiras pelo presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia, pelo prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, pelo senador Romeu Tuma (PFL/SP) e pelo presidente da Associação Paulista de Municípios, Celso Giglio.
A mesa de trabalhos foi presidida por Rodrigo Garcia e integrada pelos demais participantes do hasteamento; pelo presidente da Câmara Municipal de Praia Grande, Cássio de Castro Navarro; pelo presidente do Cepam, Renato Amary; pelo presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara; e por patrocinadores do evento.
Também compareceram à solenidade o 1º secretário da Assembléia, Fausto Figueira (PT), o 4º secretário Adilson Barroso, os deputados estaduais Romeu Tuma (PMDB), Maria Lúcia Prandi (PT), Marcelo Bueno (PTB) e Orlando Morando (PL), além dos federais Mariângela Duarte (PT/SP) e Milton Monti (PMDB/SP).
Entrevista
Antes de compor a mesa o presidente da Assembléia falou com a imprensa local e afirmou que o principal objetivo do evento é trocar informações sobre políticas públicas bem sucedidas. "A realização do Congresso na Baixada Santista mostra a importância econômica da região, que conta com o porto mais importante do Brasil".
Fausto Figueira também conversou com a imprensa e disse que o Congresso é fundamental para a troca de experiências municipais. "É um grande laboratório de idéias e um privilégio para a Baixada sediá-lo".
O 1º secretário acredita que o Congresso não é meramente um evento social, mas um encontro profissional. "As políticas públicas devem ser elaboradas onde as pessoas moram e elas moram nos municípios", disse Figueira, afirmando que espera que o Congresso avance na discussão de temas importantes, como a geração de emprego.
Descentralização e Federalismo
Alberto Mourão acredita na descentralização de poder como a solução para os problemas vividos pelos municípios. "É nessa esfera que se tem contato mais direto com o povo", disse ele. Para o prefeito, é preciso deixar de concentrar decisões. "Os municípios são pressionados a prestar serviços públicos de qualidade recebendo apenas 4% da carga tributária".
A segurança pública é uma das preocupações do senador Romeu Tuma. "O Estado precisa investir mais em ações que garantam a segurança da população que, atualmente, conta apenas com a boa vontade das prefeituras para minimizar a criminalidade", afirmou ele.
Celso Giglio abordou a questão federativa, lembrando que o assunto tem sido esquecido, sobretudo, pela mídia. Para ele, "o federalismo é urgente e necessário para o desenvolvimento dos municípios. Nesse sentido, a Uvesp e a APM tem colaborado muito, por meio da unificação de suas ações".
O deputado Romeu Tuma destacou que o Parlamento pode dar importantes contribuições aos municípios, viabilizando por meio de leis, sugestões apresentadas por prefeitos e vereadores participantes. Para Tuma, uma das questões mais delicadas do Estado é a da segurança pública.
Rodrigo Garcia finalizou o evento, declarando que nos últimos anos o Brasil e seus municípios tiveram um bom avanço na administração pública e que a APM teve um importante papel em São Paulo, colaborando na aplicação de políticas públicas. "A administração pública melhorou e coube às edições do Congresso de Municípios o debate de temas importantes e incentivar os gestores públicos", declarou Garcia
O presidente da Assembléia afirmou que ele e os representantes do Legislativo também vão ao congresso para aprender e se enriquecer de idéias, de forma a colaborar para o desenvolvimento do Estado e do país, servindo à sociedade.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações