Deputado participa da aula inaugural da UAB em São José

26/09/2007 11:06

O deputado Carlinhos Almeida (PT) participou, no último dia 15 de setembro, no Cedemp de São José dos Campos, da aula inaugural dos cursos de pedagogia e engenharia ambiental, do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Além do deputado, estiveram presentes a representante do MEC, Iara Bernardi, o representante da Ufscar, José Antonio Gonçalves, e os vereadores petistas Wagner Balieiro e Amélia Naomi. O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas.

Iara Bernardi destacou que o governo federal tem ampliado no Estado de São Paulo e em todo o Brasil os investimentos na expansão do ensino superior público. Ela ressaltou ainda que a atual política de educação prioriza a educação por meio do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Carlinhos saudou os alunos que formam a primeira turma do pólo de São José do curso à distância. Também disse que o governo federal tem tratado a educação de forma articulada, priorizando o ensino básico, mas investindo no ensino superior para formar professores e melhorar a qualidade da educação brasileira. Reiterou, ainda, a importância das ações do governo federal no município de São José dos Campos, já que hoje são oferecidas mais de 1.900 vagas gratuitas em universidades aos estudantes, entre Prouni, Unifesp e UAB.

O professor José Antonio Gonçalves afirmou que a Ufscar atende cerca de 6 mil alunos nos cursos presenciais e que agora a universidade está abrindo mais 1.850 vagas para o ensino à distância. Segundo ele, uma expansão desse porte em tão pouco tempo significa um grande desafio para que a universidade mantenha a qualidade do ensino público federal, em especial na área de engenharia ambiental, que é um curso inovador no país.

carlinhos@carlinhos.org