Presidente Prudente tem novo Fórum Trabalhista
O deputado Ed Thomas (PMDB), presidente da Comissão de Relações do Trabalho da Assembléia Legislativa, participou no último dia 4 de junho, da inauguração das novas instalações do Fórum Trabalhista de Presidente Prudente, que permitirão melhor e mais rápido atendimento aos trabalhadores necessitados. O prefeito Carlos Roberto Biancardi, o presidente da 29ª Subsecção da OAB, Francisco Galindo, e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Luiz Carlos de Araújo, também participaram da cerimônia.
Há apenas duas varas trabalhistas em Presidente Prudente, número considerado insuficiente para atender à demanda local. Com a expansão do setor sucroalcooleiro, explica o deputado, existe a perspectiva da formulação de 3 mil ações pelos sindicatos de trabalhadores em usinas de álcool e açúcar, o que leva à necessidade de se criar uma terceira vara, conforme garantem os juízes da 1ª e da 2ª Varas, José Roberto Dantas Oliva e Marco Antonio Macedo André.
O deputado Ed Thomas destacou a necessidade de promover a justiça, em especial nos casos de abusos de trabalhadores, muitas vezes forçados ao trabalho escravo. "Aproxima-se uma nova fase de desenvolvimento regional e nacional. A indústria sucroalcooleira exigirá de empregados e empregadores muito diálogo e respeito mútuo, e um aparelhamento judicial que limite e discipline estas relações", acrescenta o parlamentar
Quanto à solicitação dos juízes e advogados presentes, que apontam a necessidade de criação de uma 3ª Vara Trabalhista para a região, Ed Thomas declarou que está "consciente deste pleito e fará o que estiver ao seu alcance para ajudar a atendê-lo."
A cerimônia foi encerrada com o pronunciamento do juiz Luiz Carlos de Araújo, que lamentou as dificuldades orçamentárias, mas mesmo assim reafirmou o compromisso de estudar a instalação da 3ª Vara e de incluir no orçamento de 2008 a previsão de construção da sede própria do Fórum Trabalhista em Presidente Prudente.
edthomas@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações