Deputado assina convênio para reforma da Escola Josende e Galdino em Mogi

20/12/2007 11:55

A Secretaria Estadual da Educação libera hoje, 20/12, dois convênios para a reforma das Escolas Estaduais José Sanches Josende, no Jardim Aeroporto III, e Galdino Pinheiro Franco, em Braz Cubas. No primeiro caso, foram liberados R$ 600 mil. No segundo, as obras serão realizadas pela Fundação Para o Desenvolvimento da Educação, autarquia ligada ao governo do Estado.

A realização das obras é fruto de uma série de reuniões intermediadas pelo deputado Marco Bertaiolli (DEM) junto à secretária da Educação Maria Helena Guimarães de Castro. Todo o processo foi acompanhado de perto pela dirigente Regional de Ensino, Teresa Lúcia dos Anjos Brandão, prefeito Junji Abe (PSDB) e o vereador Protássio Nogueira (DEM), que participaram inclusive das audiências realizadas na sede da Pasta, na Praça da República, em São Paulo.

Após a assinatura da documentação, a previsão é de que o dinheiro seja liberado dentro de 15 dias. As empresas já foram contratadas para as obras, que deverão se iniciar em janeiro, para que não haja prejuízos à retomada do ano letivo, em fevereiro. Todos os envolvidos participam desta reunião, que acontece às 15 horas, na sede da Secretaria Estadual de Educação.

"Este convênio é fruto de uma negociação, envolvendo várias esferas: o Estado, com a liberação dos recursos, o vereador Protássio, que nos trouxe o problema e a prefeitura municipal, que se responsabilizou pelo projeto executivo, no caso da reforma da Escola Josende", destacou o deputado, responsável pelas instâncias junto à secretária Maria Lúcia.

Segundo o parlamentar, o pedido para reforma da Escola Josende já é antigo. Porém, nos últimos anos, a unidade sofreu avarias mais sérias na infra-estrutura. "Estavam sendo realizados paliativos. Inicialmente, o orçamento previsto era de R$ 505 mil, mas como houve uma prorrogação na execução, o valor foi reajustado e passou para R$ 600 mil.

Já na Escola Galdino, os serviços foram contratados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). "A Escola Galdino é uma das maiores unidades de ensino que temos em Mogi. Os investimentos, com certeza, garantirão maior segurança e qualidade ao ambiente, tanto para os alunos e como para os profissionais que atuam nas unidades", destacou o deputado, que nesta quinta-feira, às 10 horas, também assina a liberação de convênios para as cidades de Biritiba Mirim e Salesópolis para investimentos na infra-estrutura viária e construção de uma quadra poliesportiva no Bairro dos Remédios, no valor de R$ 400 mil.

mbertaiolli@al.sp.gov.br